Artigo

Pe. Cristian Vieira

Música Litúrgica.

Por Pe. Cristian Vieira

 


A música litúrgica é a música que acompanha o rito celebrado. Ela é parte integrante da Sagrada Liturgia à qual o povo de Deus louva ao Pai cantando-a. Cantar é expressão de quem ama e cantar a liturgia é gerar comunhão entre todos aqueles que circundam o Altar de Deus.


O canto não é algo isolado na liturgia, pelo contrário, “é uma das expressões mais profundas e autênticas da própria liturgia e possibilita ao mesmo tempo uma participação pessoal e comunitária dos fiéis”. Como é belo uma comunidade que louva e adora a Cristo Ressuscitado cantando a liturgia, esta nos leva há um verdadeiro e profundo encontro com Deus-Pai que atende o canto do nosso louvor. Santo Agostinho no sermão do Salmo 149,1 disse que devemos cantar o canto novo, o canto da alegria, o canto do amor de quem verdadeiramente aprendeu amar e quem ama entoa o canto novo. Este novo canto, podemos entoar pela música litúrgica que é algo sublime e radiante em nossa Igreja que sempre busca adorar a Jesus Cristo como Ele faz a cada um de nós, amando-nos até o fim.


A música ritual-litúrgica deve expressar o ministério pascal de Cristo, senão ela deixará de cumprir sua finalidade primordial, que é a “glória de Deus e a santificação dos fiéis”. A música ritual cristã é parte integrante da ação litúrgica e contribui, de forma significativa, na vivência da fé. Antes de cantarmos qualquer música na ação litúrgica, devemos perceber o que estamos cantando, e se esta música faz concordância com o mistério celebrado, ou seja, elas condizem com as leituras proclamadas? Segundo o documento Sacrosanctum Concilium (A Sagrada Liturgia), a função ministerial do canto e da música na liturgia, é promover: “a expressão mais autêntica e significativa da fé, a oração. Ela é genuína fonte de espiritualidade, é alimento condicionante da fé e é um elemento de grande importância para a oração comunitária e para a experiência celebrativa”. Portanto, cantar a liturgia não basta simplesmente cantar uma música que expressa a nossa fé, é muito mais que isso, usamos a expressão cantar a Missa, pois o que cantamos, assim como o que rezamos deve estar em perfeita harmonia com o que é celebrado.


Assim como o Apóstolo Paulo recomenda aos cristãos de Efésios, possamos nós também “juntos recitarmos salmos, hinos e cânticos inspirados, cantando e louvando ao Senhor de todo o coração” (Ef 5,19). Inspirados pela graça, possamos a cada dia, a cada liturgia cantar a Deus de todo o coração e se não soubermos o que cantar, façamos como Santo Agostinho, sejamos nós mesmos o canto que iremos cantar.