Maria Helena Falchetto

100 anos de Fundação do Apostolado da Oração Paróquia São Pedro Apóstolo - Venda Nova do Imigrante - ES

Por Maria Helena Falchetto

A criação do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus na paróquia São Pedro Apostolo em Venda Nova do Imigrante (ES), deu-se em 28 de junho de 1923.

Após serem feitos os trâmites legais, o bispo do Espírito Santo (Revmo. Benedito Alves de Souza) autorizou o padre Florentino Garcia, vigário da paróquia Nossa Senhora da Conceição a erigir canonicamente a associação do Apostolado da Oração na capela de São Pedro de Venda Nova, nome dado à pequena comunidade no início do século 20. O diretor diocesano de Vitória (ES), nomeou o Padre Florentino Garcia como diretor local, e obtendo assim, a aprovação da câmara Eclesiástica de Vitória, a instituição foi registrada no livro tombo da paróquia de Castelo.

No início, em 06 de agosto de 1923, cento e sessenta pessoas entre zeladores e associados em geral receberam a sagrada comunhão reparadora com muita devoção. Como fermento o Apostolado cresceu e se expandiu em várias capelas da comunidade. Hoje são centenas entre zeladores e associados.

Para celebrar os 100 anos do Apostolado da Oração a comunidade matriz preparou as festividades com tríduo, hora santa, adoração ao Santíssimo Sacramento, entrega de fitas e consagração de novos zeladores na solenidade do Sagrado Coração de Jesus e missa solene em ação de graças.

Foi elaborado um apanhado histórico da trajetória da instituição e percebemos que perante as diversidades, nossos antecedentes souberam manter a convivência por meio da oração e da ajuda mútua, deixando um grande legado de exemplos e ensinamentos através do Apostolado da Oração.

As comunidades da paróquia se solidarizam na prática da caridade de maneira voluntária na pastoral da saúde, pastoral da visitação, ajuda às famílias carentes com cestas básicas e trabalhos na sala de costura. Na equipe da sala de costura participam membros do apostolado de várias comunidades que confeccionam roupas para recém-nascidos, mantêm um bazar para custear a compra de tecidos e aviamentos e doam as roupas aos necessitados.

Conhecer a história do APOSTOLADO DA ORAÇÃO é avivar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e se encantar com as práticas caritativas estabelecidas em várias capelas da paróquia, é entusiasmar-se com esse movimento da Igreja em saída, com um novo jeito de meditar, rezar, agradecer e abrir o coração para falar com Deus. Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.