Pe. Ronaldo Borel de Freitas

CRUZ MISSIONÁRIA

Por Pe. Ronaldo Borel de Freitas

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim vive um tempo na graça de Deus: o Ano Missionário Jovem. Com alegria e entusiasmo, continuamos anunciando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, como discípulos e missionários que se comprometem com o mandato de nosso Senhor e Mestre: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19).

Símbolo da vivência do Ano Missionário Jovem, a Cruz Missionária Jovem chegou à Paróquia Sagrada Família no dia 22 de fevereiro. Já em sua chegada, foi sinal de unidade, posto que acolhemos e nos alegramos com a presença de tantos irmãos e irmãs da paróquia São João Batista, de Jaciguá. Permanecendo em nossa Paróquia durante sete dias, colhemos muitos outros frutos da bênção de Deus em nossa caminhada paroquial.

O peregrinar da Cruz Missionária, em nossa paróquia, iluminou a vida e a missão de nossas comunidades. Colocamo-nos a caminho anunciando a alegria de sermos cristãos; de pertencer a uma Igreja que cuida de seus filhos; de sermos discípulos missionários que sabem amar a Deus e ao próximo. A cruz missionária que recorda a Páscoa de Jesus, nos conduziu aos braços do Mestre, para que confiássemos mais n’Ele do que em nós.

As comunidades se uniram, o povo de Deus rezou com mais fervor, visitamos os lares, tocamos realidades desafiadoras de nosso contexto, celebramos a Eucaristia: centro de nossa fé. Saímos em missão. Fizemos o que deveríamos fazer. À frente estava a cruz, e nós como peregrinos caminhamos na certeza de que somos apenas instrumentos do amor de Deus.

A cruz não parou. Esteve em constante movimento. Assim é o amor de Deus por nós. Ele sempre se move até nós. Devemos acolhê-lo e permitir que através da nossa missão esse amor de Deus alcance a humanidade inteira. Que bom que a cruz missionária seguiu seu caminho. Agora iluminará a vida e a missão de nossos irmãos e irmãs da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaóca Pedra. Que seja um tempo na graça de Deus.