Seminarista Luan Motta

Qual a importância da Igreja?

Por Seminarista Luan Motta

Qual a importância da Igreja? Não posso rezar na minha casa? Não posso ser cristão sozinho?

Essas perguntas sempre surgem em nossos pensamentos. Afinal, pra quê Igreja? Por que tenho que participar de uma comunidade de fé? Primeiro, a Igreja nasce do próprio Cristo (cf. Mt 16, 18) e vai se constituindo a partir dos Apóstolos e daqueles que iam aderindo à fé em Jesus. A Igreja tem por missão continuar anunciando o Evangelho com o propósito da salvação dos homens e das mulheres, em que Cristo é a Cabeça do Corpo que é a Igreja (cf. Cl 1, 8) e nós, como batizados, somos membros deste corpo.

O Batismo nos insere na comunidade e isso, por vezes, cai no esquecimento de muitos. A dimensão comunitária deve estar ligada à nossa vida de fé. Participar de uma comunidade é dizer que não sou sozinho, há muitos irmãos e irmãs que também professam a mesma fé que a minha e por isso formamos um só corpo, somos comunidade de fé. Como é bonito ver nossas comunidades eclesiais de base se reunindo para celebrar a fé, ouvir a Palavra de Deus, partilhar, visitar, rezar, confraternizar e ser presença nos momentos de dor. Isso é prova de que minha fé não pode me isolar das outras pessoas, tenho que estar em comunhão. Não podemos ter uma fé intimista, só entre eu e Deus, mas uma fé que expande nosso campo de relações com aqueles que são meus irmãos na fé e me traga um sentimento de pertença à Igreja de Jesus Cristo. Assim nos diz o Catecismo da Igreja Católica no número 789: “A comparação da Igreja com o corpo projeta uma luz sobre os laços íntimos entre a Igreja e Cristo. Ela não é somente congregada em torno dele; é unificada nele, em seu corpo. Cabe destacar mais especificamente três aspectos da Igreja-Corpo de Cristo: unidade de todos os membros entre si por sua união com Cristo, Cristo Cabeça do Corpo, a Igreja, Esposa de Cristo.”

Esta consciência da nossa união com os irmãos a partir da nossa aproximação de Cristo é que deve nos levar a participar da vida da comunidade. É lá que vou me reunir como assembleia, celebrar os mistérios da fé, receber os sacramentos e ouvir a Palavra de Deus. Rezar em casa é importante, mas não substitui a nossa participação na comunidade!