Pe. José Carlos Ferreira da Silva

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO: 250 anos de fé, memória e gratidão

Por Pe. José Carlos Ferreira da Silva

Tenho a alegria de partilhar com você, leitor(a), em poucas linhas, a grande felicidade de vivenciar, no lugar de pároco, juntos aos paroquianos e ao monsenhor Antônio Rômulo Zagoto, nosso cooperador pastoral, a herança e a corresponsabilidade dos festejos dos 250 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Amparo - um período árduo de Evangelização neste belo e abençoado Município de Itapemirim.

Com quantas coisas bonitas fizemos contatos desde a abertura do Ano jubilar, no dia 08 de setembro de 2018, quando nos propomos, como paróquia, a cumprir um programa de comemorações, que foram discutidas e aprovadas pelo nosso Conselho de Pastoral Paroquial e nos permitiram recordar o nosso passado, viver com esperança o presente e nos comprometermos alegremente com o futuro em vista da construção do Reino.

Realizamos a volta aos lugares físicos, como os Montes do Castelo, onde tudo começou em 1625, por meio dos missionários jesuítas, com a construção da Igreja em homenagem a Nossa Senhora do Amparo. Esta que, em 1710, tornou-se paróquia, a primeira que se tem notícias no sul do Espírito Santo. Fizemos ainda a caminhada e a celebração matinal, na Fazendinha em Itapemirim, local onde, em 1765, chegaram os imigrantes dos montes do Castelo e com eles o padre Amaro Carneiro da Silva, trazendo e cuidando das imagens de Nossa Senhora do Amparo e São Benedito, além do sino e da pia batismal.

Nos montes do Castelo, experimentamos o afeto, expresso na acolhida, a grandiosidade da fé e o encontro com a ciência da arqueologia, que busca, nos tempos remotos, as provas que darão veracidade aos fatos e relatos.

Quanta alegria, quantos pensamentos, quantas imagens povoaram a nossa cabeça e coração durante a primeira edição do Caminho do Amparo, unidos a uma centena de pessoas de fé! Entre os peregrinos e a equipe de apoio, brotavam de maneira espontânea nos lábios e rostos dos caminhantes as ações, a coragem, o testemunho operoso daqueles e daquelas que nos legaram a fé e cimentaram convicções religiosas, cívicas e morais - valores que garantem a identidade católica num território árido e indiferente-, mas no qual, ainda hoje, há muitos princípios fundamentais do cristianismo.

Foi um ano marcado pelos eventos litúrgicos, devocionais, pastorais, culturais, esportivos e sociais. Dentre os quais, destacamos: Celebração em torno da Palavra e da Eucaristia, todos os dias, às 19h na Matriz; Visita da imagem de Nossa Senhora do Amparo em todas nas comunidades da paróquia; Coroação da Imagem de Nossa senhora do Amparo todo segundo domingo de cada mês; Exposição de fotos resgatando a história dos 250 anos da paróquia; Festival de Música Mariana; Concurso de Poesias; Adoração ao Santíssimo durante 07 dias de maneira interrupta; Caminhada, visita e celebrações nas ruínas das duas primeiras Igrejas em Itapemirim; Retorno da Imagem histórica, nos Montes do Castelo, depois de 250 anos; Reabertura do Caminho do Amparo pelos peregrinos e ciclistas, percorrido em 1765 pelos imigrantes que trouxeram a devoção e a religião para Itapemirim; Mutirão Solidário, levando aos necessitados do nosso município ações e conscientização, lembrando-os do seu lugar no município e na Igreja Católica.

Ainda há muitas emoções e expressão de fé por acontecer: de 26 de agosto a 07 de setembro, serão missas presididas pelos padres, últimos párocos que marcaram a história da paróquia, e a presença da diocese, representada pelos 08 regionais.

Dia 08 de setembro será o grande dia: às 10 horas da amanhã, acontecerá a celebração que marcará os festejos dos 250 anos da Paróquia Nossa Senhora do Amparo - a mais antiga em exercício na diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Confiemos à bondade de Deus, o vivido e o experimentado - também o que a Sua graça nos permitirá viver e relatar. Confiemos tudo à proteção e aos cuidados da Virgem do Amparo. Que Ela nos ajude com sua oração materna, para que a Igreja seja uma casa sempre acolhedora e local de experiência do Amparo de Deus.

Enfim, que unidos às lideranças leigas, forças vivas da sociedade e comunidades missionárias, continuemos gastando as nossas vidas, sendo a luz de Cristo hoje e nos tempos que estão por vir.