Pe. Carlos Henrique Dias

CATEQUESE E AS NOVAS TECNOLOGIAS: NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO

Por Pe. Carlos Henrique Dias

Vivemos um momento de travessia em nossa humanidade. A cada dia surgem novidades que vão colocando diante de nós novos desafios e perspectivas que requerem uma pausa para reflexão de discernimento.

Quando se trata de novas tecnologias, não podemos diminuir o poder que elas tem na vida das pessoas. Sobretudo quando o objetivo é fazer ressoar o Evangelho, a Palavra de Cristo, que é Palavra de Vida.

Catequese vem da palavra grega katá-ekhein que significa ressoar. (DNC, 2005, p. 46) Partindo desse ponto de vista, podemos entender a catequese como o ecoar de uma experiência de fé, ou seja, uma comunicação experiencial cristã.  E as tecnologias pode ser uma aliada nessa propagação.

Crianças e adolescentes tem uma facilidade imensa com as novas tecnologias. Porque não fazer dessa facilidade um caminho para que eles encontrem a Deus? Se catequese significa “ressoar”, o catequista deve fazer o Evangelho ressoar por esses novos caminhos!

Imaginemos que num dado dia, o tema da catequese seja missão. Porque não utilizar o smartphone para ler versículos bíblicos no qual Jesus nos fala da importância da missão na vida do Cristão. E podemos ir além! Fazer uma vídeo -chamada com algum religioso ou mesmo leigo que vive em uma missão para que ele possa narrar a experiência de levar o Evangelho a outras culturas?

As possibilidades são muitas! As tecnologias são pontes que nos conectam uns aos outros e que podem nos conectar com Deus. Mas para que isso aconteça, é preciso ousadia, pois as tecnologias não devem simplesmente transmitir a mensagem, mas devem ser um espaço de testemunho cristão.

O Catequista tem essa missão de transmitir a mensagem de Jesus Cristo também no ambiente virtual. E não somente transmitir a mensagem, mas ajudar os catequisandos a fazer um encontro com Deus.