Pe. Antonio Marcos Moura da Silva

OLHARES VOLTADOS PARA A IGREJA CAPIXABA

Por Pe. Antonio Marcos Moura da Silva

Atualmente a Igreja do Espirito Santo tem vivido momentos de muita alegria e esperança ao receber a notícia da escolha de alguns padres para a ordem do episcopado.  Papa Francisco nos últimos anos tem voltado seus olhares para a Igreja Capixaba e nomeado alguns padres para serem bispos para a Igreja de Jesus Cristo.

Entre os padres nomeados para o episcopado estão os Bispos Dom Ailton Menegussi e Dom Edvalter Andrade da Diocese de São Mateus/ES, Dom Paulo Bosi Dal’Bó da Diocese de Colatina/ES. Recentemente foi nomeado Dom Vicente de Paula Ferreira e no último dia 07 de junho de 2017 foi nomeado Bispo o Monsenhor Juarez Derloto Secco, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Pela sagração episcopal se confere a plenitude do sacramento da ordem, que tanto pelo costume litúrgico da Igreja como pela voz dos Santos padres, é chamada o sumo sacerdócio.  O Bispo sucessor dos Apóstolos é constituído pelo Espirito que lhe foi conferido, pastor na Igreja, a fim de ser mestre da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministro do governo. Sua missão, no entanto, é conduzir, pastorear com zelo e carinho o rebanho que Cristo lhe confiou.

Tendo o “sim” como resposta ao chamado de Deus, que se intensifiquem as orações para que a missão desses escolhidos seja frutuosa e o Reino de Deus aconteça. Que o sopro do Espirito Santo de Deus continue a soprar sobre as terras capixabas e que sejam escolhidos cada vez mais homens de fé e coragem para estarem à frente da Igreja de Cristo.