Artigo

Pe. Wosley Pansini

JUVENTUDE E COMUNIDADES VIRTUAIS

Por Pe. Wosley Pansini

 

O Jovem é marcado pela vida de relação em grupo. Aonde vai ou quando vai, quer ir em grupo, quer está em grupo. Vai se construindo humanamente em e nos grupos, e essas relações vão ajudando-o no desenvolvimento do caráter, na projeção da vida, nos sonhos, nas superações das frustações, na comunidade de vida, eclesial ou social.

 

O mundo das relações humanas passou pelo seu maior “upgrade-relacional” de todos os tempos de juventudes: antes os grupos sociais de jovens se reunião nas praças, em suas casas, na Igreja, nas escolas, nas faculdades, para realizar o que é mais próprio da atividade humana – relacionar; planejar; rezar; viver; Ser.

 

Em um tempo de pós-modernidade isso tudo está ainda mais acentuado. As relações-humanas-comunitárias permanecem ativamente fazendo parte da construção humana da juventude que com o “upgrade-relacional” passa a contar com as comunidades virtuais. Essas comunidades nascem com uma característica de relação não-presenciais-corporais, pois há uma relação mais intensa por redes sociais, por grupos virtuais na internet por auxílio de tecnologias de web.

 

As comunidades virtuais têm se desenvolvido naturalmente, segundo os interesses e demanda da construção social de cada jovem e de cada grupo de Jovem. A PJ – Pastoral da Juventude, tem seu grupo de whatsapp, sua página no facebook, seu perfil no instagram, seu grupo de e-mail, bem como outros grupos sociais. As relações e comunicações passam a se desenvolver nessas comunidades virtuais. As pessoas se conhecem virtualmente, se relacionam virtualmente, encontram-se virtualmente e, ora ou outra, se encontram pessoalmente, tudo depois de devidamente combinadas e organizadas virtualmente.

 

O convite cristão é que nesse espaço das comunidades virtuais possam ser “templos” de relações sadias, humanizadas; espaços para a discussões e projeções da vida humana, de sonhos em perspectivos de um futuro esperançoso. Lugar para a realização da cultura do encontro e de uma vida a partir do Evangelho de Jesus Cristo, tendo como direção o Cristo Bom Pastor. Jovem é Tempo de Esperança! É tempo de Deus na vida do nosso tempo!