Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

DEIXAR-SE ENCONTRAR PELO MENINO JESUS, O EMANUEL

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Nasceu para nós o menino Deus! Simples numa manjedoura, mas ornado das maiores riquezas que vem de Deus!

Ele vem trazer a nós a esperança que brota de nossa fé! Ele vem trazer a nós o amor que vem da certeza do amor de Deus para nós! Sua luz resplandece em nossos corações e nos recorda o desejo de Deus de nos encontrar no seu Filho Jesus Cristo!

Voltemo-nos para o Senhor Jesus Cristo, nossa luz! Voltemo-nos para o amor que foi nos dado no presépio! Voltemo-nos para Belém, a casa do pão! Nela, Deus se dá a nós. Ele quer se tornar comida e bebida para a nossa salvação!

É Natal! Eis a chance que Deus lhe dá de enxergar o mistério do seu amor por nós! Recorda-te do caminho que Deus faz no seu caminho! Recorda-te da sua misericórdia que vem ao seu encontro em Jesus! Recorda-te que és filho e filha de Deus!

É Tempo de esperança! O Novo já chegou! Aquele que renova todas as coisas! Aquele que refontiza nossas escolhas e desejos! Aquele que enche nosso coração de entusiasmo e consolação! Deixe o novo criar raízes em você! O salmista nos diz: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória! (Salmo 97(98))

O que Deus fez por você em sua vida? O que você fez e faz por Deus? Seu coração está em Deus? O que o mistério do Natal lhe ensina sobre Deus? O que o espírito do Natal lhe ensina sobre a paz? O profeta Isaías nos diz: Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação...(Is, 52,7)

O Natal nos chama a anunciar a paz! O Natal quer tornar o nosso coração de pedra em coração de carne! Quer nos encher de misericórdia! Por isso, nos diz o profeta Isaías 52,9,  “alegrai-vos e exultai porque a nossa salvação chegou, pois os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”.

Jesus é o Senhor do Universo! Jesus é o nosso Senhor!! O seu reinado em nós não terá fim!!

Ele é a Palavra de Deus dirigida a nós! Ele é a própria Palavra! Ele é Deus! Em Jesus está a vida do mundo! Jesus é o Rosto de Deus.

No Natal contemplamos a Palavra que se fez carne e habita entre nós. Por isso nossos corações se elevam para o alto, pois eles estão em Deus! A Palavra é criadora, restauradora, renovadora, convocadora e transformadora. Ela tem o poder de transformar o velho em novo! Tem a beleza de restaurar o que está quebrado! Tem a sensibilidade de curar o que está ferido! Tem o poder de realizar milagres! Tem o poder de transformar os não em sim! Transforma a tristeza em alegria! A dor em amadurecimento! A guerra em paz! A escuridão em luz!!

Deixemo-nos renovar pela força da Palavra de Deus que é Jesus! Dediquemos nossa vida em conhece-lo, senti-lo e fazer parte do grupo de seus discípulos e discípulas tornando-nos seus amigos e amigas! Experimentemos a força da Palavra. Aprofundemos nossa humanidade na humanidade de Jesus! Creiamos no que ele disse! Sintamos como ele sentiu! Façamos como ele fez!

O menino Deus não encontrou morada nos tetos de Belém, mas num estábulo junto aos animais. A Palavra veio a nós através de dois sim: O sim de Deus e o sim de Maria. O sim de Deus nos mostrou o humano no divino, o sim de Maria nos mostrou o divino no humano. Deus quis primeiro habitar seguramente nos corações de Maria e José para que mesmo diante das dificuldades fossem perseverantes na vocação de ser mãe e pai adotivos do Filho de Deus!

Foi numa estrebaria que a Palavra de Deus encarnada, veio ao mundo para nos mostrar que não importa o lugar, mas o sim ao chamado a vida que Deus nos faz! Deus menino, pequenino, um bebê, tão pequeno e tão grande, tão limitado e tão ilimitado, tão fraco e tão forte, tão abandonado e tão seguro, tão amado e tão adorado!

Como os reis magos, também somos convidados a dar nossos presentes ao menino Jesus. Que presentes você deseja dar? Saibamos que o maior presente somos nós mesmos, a nossa companhia, o nosso coração, o nosso desejo de ser melhor a cada dia. Não importa como estamos, nem de onde viemos só importa viver o Encontro de Amor entre Deus e seus filhos e filhas amados.

Deste encontro, não saímos os mesmos, somos restaurados, novos filhos e filhas, conduzidos pelo mistério de amor e guiados pelos anjos de Deus que cantam: Glória a Deus nas alturas e paz na terra a todos os seres humanos por Ele amados.

Este encontro ficará eternamente marcado em nossa memória e em nosso coração. Não deixe que se apague esta recordação da sua vida. Mantenha sempre acesa a luz do Natal em você. Transmita essa luz a quem encontrar. E olhando o presépio não se esqueça que Deus tem muito amor e paz a lhe dar e nele Deus se inclina até você para mudar nossa história e nos fazer cada vez mais humanos.

Que a infinita misericórdia de Deus encha nossos corações do desejo de voltarmos para Deus, para sua casa, para o seu coração. Para isso, é preciso escutar a sua Palavra encarnada que é Jesus. Conecte-se a Jesus e fique ligado porque Deus não se cansa de querer nos encontrar. Mesmo em suas fraquezas e limitações, deixe-se encontrar por Ele, que é o Emanuel, Deus Conosco.