Pe. Cristian Vieira

MARANATHA! VEM, SENHOR JESUS!

Por Pe. Cristian Vieira

O Tempo do Advento é um tempo de preparação para a vinda de Deus entre os homens, no seu Filho Jesus, no Natal. As primeiras comunidades expressavam bem esse desejo do seu coração: Maranatha! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20). O Advento, nos coloca nessa mesma espera dos primeiros discípulos, cantando e louvando até que nos venha o Salvador.

Ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto de vigilância amorosa e alegre espera da vinda do Senhor, pois, “revestido da nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos caminho da salvação”, como expressa o prefácio do Advento I. Louvando e cantando a Deus, a Igreja lança o seu olhar de esperança, cantando: “Vem Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar”.

Pela misericórdia do Pai, o Cristo veio em nosso socorro para abolir a antiga culpa do pecado e nos libertar pela graça. E continuando o nosso louvor, nossa oração suplicante e confiante, cheia de esperança, é proferida pela boca do sacerdote que alegremente aclama: “revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos” (Prefácio do Advento I).  Assim, os fiéis, na alegre espera, oferece sem cessar os seus dons, e com eles a si próprios, pelo sacramento no qual se transformam, obtenham as maravilhas da salvação.

Ao longo desse tempo, os textos litúrgicos desse período são um convite a viver, de novo, à espera de Jesus, como nos falara o Papa Bento XVI, não somente no fim dos tempos, mas desde hoje nos nossos corações. São Carlos Borromeu já dizia: A Igreja simplesmente nos pede que compreendamos isto: assim como Jesus veio ao mundo, uma única vez, ao se encarnar, assim também, se tirarmos todos os obstáculos de nossa parte, ele está pronto a vir a nós, a toda hora e a todo instante, para habitar espiritualmente em nossos corações com a abundância de suas graças.

Essa espera ativa faz nascer em nós, semana após semana, o desejo de amá-lo. Deus faz o caminho até nós, cabe a nós, agora ir ao seu encontro. Deus tem um desígnio para nós. Ele nos envia seu Filho. Estejamos prontos a acolhê-lo, reconhecendo que essa criança que vai nascer é o Messias de nossos corações anunciado pelos profetas.