Artigo

Pe. Josimar Pirovani

A ENTREGA A DEUS

Por Pe. Josimar Pirovani

 

A Sagrada Escritura relata o modo como Deus foi se revelando ao ser humano. Deus se dá ao homem por meio da criação, por meio da Lei, dos profetas e, por fim, em seu próprio Filho Deus se entrega na Cruz. A Santíssima Trindade é um mistério de entrega, as três pessoas em só um Deus se entregam na comunhão de amor e fidelidade. O relato eucarístico é um dom de entrega; Cristo se entrega ao Pai em sacrifício de reconciliação e salvação em toda Santa Missa como memória de um único sacrifício perpetuado para sempre.

 

A vida cristã apresenta o ideal da entrega, do abandono em Deus para todo fiel. O ser humano, marcado muitas vezes pelo pecado do orgulho e da auto suficiência,  precisa sempre vislumbrar e se lembrar que o discípulo de Jesus é chamado a perder a vida, é convidado a entregar a vida por causa de Cristo (cf. Lc 9,23-25).

 

A entrega de Jesus na Cruz é um grito para que o ser humano também viva a loucura e a maravilha do ofertar a vida a Deus. Dar-se a Deus é entregar-lhe corpo e alma, todas as capacidades, aspirações e sentimentos, desejos e medos. Dar-se a Deus é esquecer um pouco da própria vida, é depositar no coração de Jesus todas as preocupações, todas as preces e os contratempos da vida.

 

Feliz aquele que busca viver o ideal da entrega; feliz quem busca com simplicidade e de forma anônima viver a oferta de sua vida a Cristo, porque também o Senhor se lhe entrega. Cristo se entrega totalmente ao coração que faz pouco caso de si mesmo: é um dom recíproco.

 

Entregar-se a Deus é como um grão de areia no oceano, é a pequenez humana que mergulha no oceano imenso que é Deus. Todos os dias é necessário olhar para o horizonte e perceber que ainda há muito a se entregar; a vida só te sentido quando se vive no desejo da entrega da própria vida ao amor de Deus.

 

Dar-se a Deus é, pois, o que da sentido a vida do homem; só se entrega a Deus por amor, não é um ato de negação do ser humano, pelo contrário, só em Deus se encontra o sentido verdadeiro da vida. Só na oferta a Deus como uma criança se entrega a sua mãe é que o homem e a mulher encontram o alívio e a paz na alma.

 

A prática da entrega a Deus se dá em diversas situações: a primeira forma de se dar a Deus é na oração. A verdadeira oração acontece quando o coração se entrega na intimidade com Deus; aí não se necessita de muitas palavras, só o silêncio basta. Rezar é justamente se abandonar em Deus, é deixar que a sua vontade aconteça e se realize na minha vida, mesmo que não seja o meu desejo.

 

Outra situação de entrega é durante a provação, aquelas situações difíceis vividas dentro do peito que aperta e machuca. Nesse momento de dor é preciso tentar renovar a oferta de si mesmo. A entrega a Deus pode e deve acontecer diante da doença e da morte. Nessas situações pesarosas para o ser humano é preciso aprender a oferecer a Deus toda a vida, pedir a Ele que acolha e cuide.

 

 

Artigo do informativo "Boa Semente", Ano XXI, nº 243 - setembro de 2016 - Paróquia Santíssima Trindade (Marataízes).