Diácono Marcos Evangelista Mongin

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Por Diácono Marcos Evangelista Mongin

Agosto, mês das vocações. Sabemos que as vocações têm um leque muito grande. Pois são várias as vocações: sacerdotal, religiosa, diaconal, familiar e tantas outras. Mas existe uma vocação dentro da nossa religião católica que está um pouco escassa ou quase total. É a vocação do estudo à bíblia. De conhecer melhor os caminhos que devemos seguir ou os caminhos percorridos por JESUS CRISTO e seus profetas.

Percebemos a riqueza que tem a Santa Missa e as cele­brações dominicais. São compostas de primeira leitu­ra do antigo testamento, um salmo, segunda leitura do novo testamento e evangelho. Olha que estudo mara­vilhoso que temos pelo menos a cada domingo! O que nos resta é praticarmos em nossas casas e no nosso local de trabalho o que rezamos em cada celebração que participamos. Precisamos realmente ter vocação de conhecer melhor JESUS CRISTO através da Bíblia, não pelo que ele faz por nós, pois é cheio de misericórdia, mas pelo grande bem que recebemos dele cada dia em nossas vidas, E somos orientados pelo nosso Papa Fran­cisco a evangelizar com atitude, se for necessário, usem a voz. Isso nos remete a cada um de nós a termos a centra­lidade da Palavra de e Deus. Isso é aplicar no nosso coti­diano as dinâmicas da palavra de Deus, que lemos cada dia. Se todos tivéssemos a vocação de estudar a bíblia em família e aplicar nas nossas vidas, nossas famílias seriam mais estruturadas.

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil, é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dc).

São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem tra­duziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as lín­guas do mundo e está em quase todas as casas. Talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humani­dade. A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comu­nicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

O Artigo também pode ser lido no Informativo Falem as Obras, do mês de setembro, Ano 7 -  edição 80 - Paróquia Santo Antônio de Pádua / Iconha.