Pe. Marconi José de Andrade

MÊS DA VÓ - VOCAÇÃO

Por Pe. Marconi José de Andrade

Sê uma benção!!! Olá, meus amados, tenho alegria de chegar até você, no seu coração para juntos rezarmos e podermos neste mês refletir sobre a nossa Vó-Vocação. “Toda vocação nasce, cresce e é sustentada pela Igreja” Papa Francisco.

“Misericordiosos como o Pai” (cf. Lc 6, 36) é tema para o Mês Vocacional 2016, celebrado em agosto. A atividade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja.

Vocação, você é chamado a participar, com seus dons e talentos, na edificação do Reino de Deus e sua Igreja.

Agosto é considerado o Mês Vocacional, dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Neste mês, costuma-se celebrar as diferentes vocações por semana:

Primeiro domingo: vocação sacerdotal;

Segundo domingo: vocação familiar, dos pais;

Terceiro domingo: vocação à vida consagrada dos religiosos e das religiosas;

Quarto domingo: vocação do laicato na Igreja, ministérios leigos e catequistas.

Deus quis precisar de você. Como em Jeremias 1,5 – “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado” - Deus espera de você uma resposta a Seu chamado. É esta a vocação de cada um.

Importante lembrar, que vocação não é só chamado de Deus, mas a resposta que você dá ao chamado que Deus lhe faz.

Deus nos chama, mas não força, respeita a nossa liberdade. Eu sou livre para escolher ou não o chamado de Deus. Maria disse “sim” (Lc 1,38), os santos disseram “sim”. Eu posso dizer, hoje, um “sim” pequeno e tímido, na esperança de dizer, amanhã, um “Sim” maior.

Na Igreja, todos participamos da missão de irradiar o Evangelho, mas cada um conforme a vocação particular que Deus lhe deu. Como saber qual é a minha vocação particular? Quem se esforçar por escutar a voz de Deus, no mais profundo da sua consciência, terminará descobrindo a própria vocação, mas não inventá-la, nem destruí-la.

Artigo escrito para o "Boletim Informativo Paroquial São José", Ano I, n. 03 – agosto de 2016 – Paróquia São José, Mimoso do Sul.