Seminarista Weder Ferreira

RUMO A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Por Seminarista Weder Ferreira

A Jornada Mundial da Juventude finalmente está chegando. Não só para o nosso Papa Francisco, como também para mim e outros milhares de jovens do mundo inteiro. Pegaremos as nossas malas e iremos rumo a este grande evento católico mundial, que será em Cracóvia, cidade ao sul da Polônia.

A JMJ começou com o nosso querido São João Paulo II, na qual nasceu à necessidade de juntar os jovens do mundo inteiro para um grande encontro, dando a eles uma cruz de madeira, que se tornou o símbolo desta Jornada.  Esta cruz nós devemos carregar por todo o mundo, como um sinal de redenção, e mais tarde se tornando o ícone da Virgem Protetora do Povo Romano. Os símbolos nos ensinam a conhecer mais profundamente a Cristo no Mistério da Redenção e entregar a vida à Mãe de Deus.

Estarei em peregrinação nesta segunda quinzena do mês de julho, representando nosso Seminário Maior São João Maria Vianney, e de certa forma, os milhares de jovens de nossa Diocese. A minha ida para JMJ não foi fácil; conseguir as passagens foi bastante trabalhoso. Me programei no período de um ano com vendas de rifas e as ajudas que apareciam de amigos, com os trabalhos de dezenas de irmãos e irmãs que me ajudaram e participação comigo nesta missão. A participação na JMJ começa com a decisão de ir à Cracóvia e termina depois de cumprir a missão, mostrando ao mundo o calor da juventude.

Muitas pessoas me disseram que era loucura, outros não acreditavam que eu conseguiria, mas eu confiei em Deus para que este sonho pudesse se realizar. Mantive em mim o desejo de estar em missão com os jovens do mundo inteiro.

A Jornada Mundial da Juventude 2016 traz o lema: “Bem-aventurados os Misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7). No primeiro Sermão à beira do Mar da Galileia, Jesus apresenta oito indicações das atitudes que nos aproximam do Reino dos Céus. No quinto ensinamento, o Papa Francisco vem nos chamar a atenção para vivermos verdadeiramente como misericordiosos.

A expectativa para JMJ 2016 é de cerca de 2 milhões de jovens, de 183 países. Expectativa um pouco menor dos 3,8 milhões de pessoas que vieram ao Brasil na última edição da Jornada, segundo a organização.

Participarei também da “Jornada nas Dioceses” nome diferente, mas com o mesmo objetivo do que foi aqui no Brasil o “Bote fé”. Nessa jornada, que ocorrerá nos dias 20 a 25 de julho, estarei em missão na Diocese de Gdansk e logo depois partirei para Cracóvia.

Rezem pela igreja mundial, pelo Santo Padre Papa Francisco, pelos jovens do mundo inteiro, especialmente por mim e pelos jovens de nossa Diocese que estarão em peregrinação na JMJ 2016. Te vejo na Jornada!