Campanha Paz & Pão

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com as dioceses do Estado do Espírito Sando, que compões o regional Leste 3 da CNBB, lança a Campanha Permanente contra a Fome e pela Inclusão Social para dar uma resposta solidária a esta situação, com o foco em três eixos:

1) nas ações imediatas de enfrentamento à fome e de inclusão social,
2) na incidência política para implementação de políticas públicas de maior alcance social e
3) na formação e espiritualidade.

Informações de contato:

PAZ E PÃO – Rede de ações contra a fome

Secretario Diocesano de Pastoral
secretariapastoral@dci.org.br

Sabemos que nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim tem grande alcance, pois é composta por 8 regiões pastorais (que englobam 27 municípios), nas quais se encontram nossas 43 paróquias e 1051 Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) em um território de aproximadamente 700 mil habitantes. Conta também com um grande número de pastorais e de grupos de voluntários, que proporcionam uma imensa capilaridade e proximidade das comunidades e dos seus fiéis, chegando aos mais diferentes territórios da região sul do estado do Espírito Santo, sobretudo, nas áreas de maior vulnerabilidade.

Ao instituir o Dia Mundial do Pobre, em 2016, o Papa Francisco convocou os cristãos a fixarem o olhar naqueles que estendem as mãos pedindo a nossa solidariedade, substituindo a cultura do descarte e do desperdício pela cultura do encontro. Francisco ensina que os pobres não são um problema, mas um meio para acolhermos e vivermos a essência do Evangelho, e que Cristo pede que “não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e com verdade”
(1 Jo 3,18).

Inspirado por essa convocação e compreendendo a realidade da fome em nossas paróquias e comunidades, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim propõem a realização de uma Campanha Contra a Fome e pela Inclusão Social, neste momento lança a campanha de doadores permanentes contra a fome. Essa campanha pretende ser permanente, pois a transformação dessa realidade é uma meta a ser alcançada a longo prazo, que não se limita apenas à coleta e distribuição de alimentos, mas que promova a inclusão social.

Este projeto coaduna com a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020), que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e, como lema, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Tendo como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37), a CF 2020 convida os cristãos a se colocarem a serviço da Vida, contemplando o mundo com os olhos de Jesus, para “acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação” (DGAE,102). Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a desigualdade está crescendo no Brasil e registrou aumento persistente no segundo semestre de 2019.

Segundo o documento, enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1% mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados no final de 2019 mostram que a extrema pobreza subiu no Brasil e já somava 13,5 milhões de miseráveis. Esse grupo, que sobrevive com 145 reais mensais, vem crescendo desde 2015, invertendo a curva descendente da miséria dos anos anteriores.

De 2014 para cá, 4,5 milhões de pessoas caíram para a extrema pobreza, passando a viver em condições miseráveis. O contingente é recorde em sete anos da série histórica do IBGE.

[...]enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1% mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra.

Faça sua contribuição!

Escolha abaixo umas das opções e faça sua contribuição.

Chave Pix: pazepao@diocesecachoeiro.org.br

Banco - Sicoob