28 2101-7603

Home / Destaque

14.09.2020

Todos Irmãos

Nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, será assinada em 3 de outubro

 

Sobre o túmulo do Santo que viu a fraternidade em cada criatura de Deus e a transformou em um canto sem tempo, será iniciada a nova etapa do Magistério do Papa Francisco.

 

Depois da “Lumen fidei” (2013) e “Laudato si’” (2015) – que ecoa no título o início do Cântico das Criaturas – desta vez é a cidade de Assis que batizará a terceira Encíclica, intitulada “Fratelli tutti” (Todos irmãos), que o Papa assinará na tarde do dia 3 de outubro.

 

 

No coração de um magistério

 

O título do último documento se refere a um valor central do Magistério de Francisco, que na noite de sua eleição, 13 de março de 2013, se apresentou ao mundo com a palavra “irmãos”. E irmãos são os invisíveis que ele abraça em Lampedusa, os imigrantes, em sua primeira saída como Pontífice.

 

Também Shimon Peres e Abu Mazen que apertam juntos a mão com o Papa em 2014 são um exemplo dessa fraternidade que tem a paz como meta. Até a Declaração de Abu Dhabi do ano passado, também neste caso um documento sobre a “fraternidade humana” que, disse Francisco, “nasce da fé em Deus que é Pai de todos e Pai da paz”.

 

 

Sorrentino: do gesto do Papa, a força para recomeçar

 

Em 3 de outubro, o Santo Padre retornará à basílica de São Francisco, como já o fez em outras três oportunidades. Um retorno que o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, espera com “emoção e gratidão”, como se lê em uma declaração.

 

“Enquanto o mundo sofre uma pandemia que coloca tantos povos em dificuldade e nos faz sentir irmãos na dor, não podemos deixar de sentir a necessidade de nos tornarmos acima de tudo irmãos no amor”, escreve dom Sorrentino, que fala da “fraternidade cósmica” de São Francisco.

 

“Este gesto do Papa Francisco – conclui o bispo de Assis – nos dá nova coragem e força para ‘reiniciar’ em nome da fraternidade que nos une a todos”.

 

 

Com informações da CNBB

 

Basílica de São Francisco de Assis ( Assis, Itália)

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web