Home / Destaque

09.09.2020

Bispo Cachoeirense

Dom Juarez, que completa 3 anos de episcopado nesta quarta-feira, conversou com o Departamento de Comunicação

O dia 9 de setembro representa uma data muito significativa para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Foi neste dia, no ano de 2017, que pela primeira vez um padre do clero diocesano foi ordenado bispo, tendo sido ele Dom Juarez Delorto Secco.

Nesta quarta-feira Dom Juarez completa 3 anos de ordenação episcopal. O Departamento Diocesano de Comunicação conversou com o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, desejou-lhe parabéns em nome da Diocese de Cachoeiro e deu a ele a oportunidade de falar um pouco como tem sido este período de adaptação.

Em um primeiro momento, Dom Juarez agradeceu a oportunidade e também ao Administrador Diocesano, Pe. Walter Luiz Altoé, e em seguida fez questão de expressar sua gratidão a todos que colaboraram para sua formação e sua caminhada enquanto presbítero no estado do Espírito Santo. Também agradeceu toda a acolhida do Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta O.Cist., e todos que o deixaram a vontade para realizar seu trabalho de evangelização.  “Passa muito rápido, quando a coisa está boa passa rápido”, disse Dom Juarez em tom descontraido.

Sem arrependimentos

O Bispo também falou sobre as diferenças entre as duas dioceses (Cachoeiro x Rio de Janeiro) e sua satisfação nesta caminhada que está ainda apenas no início. “A diferença entre as dioceses não é muito grande não. É uma alegria grande, um povo simples, um povo bom, um povo acolhedor”.  E completou: "Estou me realizando como bispo, como me realizei como padre em Cachoeiro. Estou muito feliz da minha vocação!"

Por fim, Dom Juarez Delorto mandou um recado especial para os fiéis da Diocese, ressaltando que não há arrependimento quando dizemos sim ao propósito de Deus em nossas vidas.

“A mensagem que deixo para os fiéis de Cachoeiro é que é muito bom dizer ‘sim’ a Deus. Sempre falei para os jovens dizerem sim ao chamado de Deus e a gente nunca se arrepende quando diz sim a Deus. Não me arrependo de dizer sim para ser padre, não me arrependendo de dizer sim para ser bispo. Que a gente possa sempre dizer sim, a exemplo de Nossa Senhora”.

No vídeo acima, escute na íntegra a conversa com Dom Juarez e sua mensagem para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Foto: Vatican News