Home / Solidariedade

16.07.2020

É Tempo de Cuidar

Ação Emergencial da Igreja já auxiliou mais de 5.000 famílias na Diocese de Cachoeiro

A Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira, foi anunciada no dia 12 de abril. E ao longo destes 3 meses foi fundamental no auxílio às famílias mais necessitadas durante a pandemia da Covid-19

Somente na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, através da Cáritas Diocesana, das Cáritas Paroquiais e do empenho das paróquias e comunidades, aproximadamente 5.000 cestas básicas foram doadas.

Além dos alimentos, foram arrecadados também mais de 5.500 máscaras faciais. Diversas ações foram feitas ao longo dos meses, como campanhas para angariar cobertores e agasalhos durante a chegada do inverno e também “lives”, através das redes sociais e canais do Youtube, no intuito de ajudar os mais pobres e necessitados.

Ao todo, mais de 5.000 famílias foram atendidas, em todo o sul do estado, foram auxiliadas com a campanha “É Tempo de Cuidar”.

Página viva do Evangelho

Em todo o território nacional, a Campanha distribuiu até agora 305.285 alimentos prontos (marmitas) para consumo, especialmente para a população de rua e migrantes. Foram arrecadadas cerca de 3.161.552 toneladas de alimentos, o que daria para preencher uma área total de 33 campos de futebol.

Mais de 540 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações da Campanha que também arrecadou R$ 2.557.401,00, como também 231.841 kits de higiene e limpeza, 156.131 equipamentos de proteção individual e 147.852 roupas e calçados.

Para o bispo da Diocese de Roraima, segundo vice-presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antônio, estes números não expressam apenas proporções matemáticas, “mas demonstram pessoas cuidando de pessoas, pessoas com mais dignidade e solidariedade”.

Segundo afirma o vice-presidente da CNBB, a satisfação pelos resultados da Campanha "É Tempo de Cuidar" são grandes, pois revelam, por meio de gestos de caridade, o povo solidário espalhado pelo Brasil.

“Uma página viva do Evangelho na qual muitos cristãos católicos e até mesmo de outras denominações religiosas têm participado com muito carinho e solicitude desta ação solidária emergencial. É Tempo de Cuidar, um cuidar que tem acontecido de maneira terna, de maneira atenta, alegre e com muito amor“.

Acompanhe no mapa do Brasil onde estão acontecendo ações da campanha “É Tempo de Cuidar”: https://preview.flourish.studio

Informações: CNBB e Cáritas Diocesana