Home / Destaque

15.07.2020

Diocese de Colatina

Diocese da Província Eclesiástica do Espírito Santo completa 30 anos

Nesta quarta-feira, 15 de julho, a Diocese de Colatina celebra seus 30 anos. E a Diocese de Cachoeiro de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com todo o povo de Deus capixaba, se alegra com tal data.

A Diocese de Colatina foi criada pelo Papa João Paulo II, no dia 23 de abril de 1990, como parte da Província Eclesiástica do Estado do Espírito Santo, e instalada no dia 15 de julho de 1990 pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno. Nesta mesma data tomou posse o seu primeiro bispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Com três décadas de história, a Diocese cresceu em números: atualmente são 31 paróquias, divididas em cinco áreas pastorais e com aproximadamente 700 comunidades, ocupando mais de 12.300 km² do território urbano e rural do norte e noroeste capixaba.

Devido a pandemia, assim como ocorreram em várias festividades de nossa Igreja (inclusive na Festa de São Pedro, Padroeiro de nossa Diocese), a Diocese de Colatina tem realizado uma programação virtual para celebrar a data. O Documentário “Diocese de Colatina, 30 anos de missão” faz parte desta programação digital, tendo sido liberado hoje (15) para todo o público através do Youtube. Acima é possível assistir ao documentário.

Uma alteração que precisou ocorreu foi a santa missa que estava programada para o próximo domingo, 19 de julho, presidida por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano da Diocese de Colatina. Na manhã da última segunda-feira (13) Dom Wladimir testou positivo para a Covid-19. A Santa missa foi transferida para o dia 2 de agosto, com transmissão pelo Youtube e sem a presença de fiéis. Desejamos a Dom, Wladimir Lopes plena recuperação e que dentro em breve ele possa concluir os festejos dos 30 anos da Diocese de Colatina.

Fotos: terracapixaba.com

Catedral do Sagrado Coração de Jesus - Diocese de Colatina