Home / Destaque

30.06.2020

São Pedro Apóstolo

Santa Missa do Padroeiro Diocesano é visualizada em todo Brasil, na América e Europa

Foi interativa, participativa e segura. Assim a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim homenageou o seu Padroeiro, São Pedro Apóstolo!

Com uma programação toda online, em respeito às recomendações dos órgãos competentes, a Festa de São Pedro reuniu diferentes mídias para levar ao estado do Espírito Santo, ao Brasil e também ao mundo, toda a fé no Santo Pescador. A Santa Missa em homenagem ao Apóstolo aconteceu na Catedral da Diocese, localizada no centro de Cachoeiro de Itapemirim, ao meio-dia, presidida pelo Administrador Diocesano, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, e concelebrada pelos Vigários da Paróquia São Pedro e pelos Presbíteros do Colégio dos Consultores.

Junto à Santa Missa, também foi possível acompanhar a live da Branda Rezza, que pôde ser vista no site da Diocese de Cachoeiro e no canal do Youtube “RHM Studio” a partir das 20h. Até mesmo a tradicional procissão teve sua versão digital realizada.

A Santa Missa de São Pedro teve transmissão simultânea ao vivo em cinco diferentes mídias: Pela Rádio Diocesana FM 95.7, pelo site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e suas redes sociais (Facebook e Instagram), além do canal “Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaoca” no Youtube. Juntamente com a homenagem ao Santo, foi possível contribuir com a Ação Solidária da Igreja no Brasil "É Tempo de Cuidar”, iniciativa da CNBB e abraçada pela Cáritas. Durante a transmissão os fiéis puderam fazer suas doações através do QR Code da Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Provocados à nova Evangelização

A pandemia da Covi-19 fez a Igreja enxergar um novo modo de evangelizar. Assim disse Pe. Walter Luiz Altoé, em sua homilia. Citando o Ano Missionário Jovem e a importância da Peregrinação da Cruz Missionária, Pe. Walter mencionou que este momento sirva como impulso para novas alternativas para a propagação da Palavra de Deus. E que os jovens sejam esse elo entre a Igreja de antes e a Igreja do pós-pandemia.

“A Evangelização nunca pode ficar parada. Talvez alguns digam: “há, essa pandemia atrapalhou o nosso Ano Missionário Jovem”. Não irmãos e irmãs, nós temos muito a aprender com a pandemia, a continuarmos sendo missionários em qualquer situação. São Paulo, acorrentado, dizia em suas cartas, “eu estou acorrentando, mas a palavra de Deus não está acorrentada não”.

“Irmãos e irmãs, este tempo, com a ajuda dos jovens que nos trazem muito das novidades deste momento histórico que vivemos, este tempo de pandemia têm nos ajudado a alertar: como evangelizar nos novos tempos, a mudança de época que estamos vivendo? Então os meios de comunicação social, as redes sociais, como nós somos chamados, e agora impelidos, provocados, obrigados até a nos abrir a estas novas formas de evangelizar. O Ano Missionário Jovem tem muito a nos ajudar. Uma criatividade boa, pois a boa criatividade está sempre em união com o que a Igreja ensina. A boa criatividade evangelizadora ela é boa no seu início, no seu meio, no seu fim, toda ela voltada para aquilo que Cristo nos ensina”, falou o Administrador Diocesano.

Dezenas de milhares unidos pela fé

A transmissão da Santa Missa do Padroeiro Diocesano em multiplataformas foi uma realização do Departamento Diocesano de Comunicação e da Pascom da Paróquia N. Sra. Aparecida, do distrito de Itaoca (Cachoeiro). Com uma transmissão em HD e praticamente um mês de preparação, a santa missa chegou à casa das famílias diocesanas com grande qualidade, em um trabalho feito com muito carinho e cada detalhe pensando em quem estava em casa.

Um destes detalhes foi a “Procissão Virtual de São Pedro”, que abriu a transmissão às 11h35. Durante 20 minutos imagens das procissões dos últimos anos foram sendo mostradas na tela, junto a um momento de oração conduzido pelo Departamento de Comunicação. Um trabalho que envolve estes novos tempos, mencionados por Pe. Walter Luiz, e que chegou a milhares de casas em todo o Brasil e no mundo.

Segundo informações fornecidas pela Rádio Diocesana FM 95.7, havia uma sintonização de mil aparelhos. E somando a audiência através das ondas do rádio e pelo sinal da internet, aproximadamente 10 mil ouvintes acompanharam a Santa Missa por este meio de comunicação.

No Instagram, a transmissão direcionava para que os espectadores acompanhassem nas mídias onde a transmissão ocorria em HD, para uma melhor experiência. No site, a transmissão se utilizava do link do Youtube. Por isso, foi no Youtube e no Facebook que se decorreu quase a totalidade da audiência.

Através do Canal da “Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaoca” a transmissão já teve mais de 2.600 visualizações. Assim como na Rádio, um único dispositivo pode estar sendo acompanhado por várias pessoas. Geralmente, para se chegar a um média de espectadores nos meios digitais, utiliza-se uma multiplicação por três (x3). Assim, utilizando esta fórmula, apenas no Youtube cerca de 7.800 pessoas já assistiram a Santa Missa.

A página do Facebook, além de quase 900 comentários e mais de 1.300 curtidas, contêm até o momento mais de 6 mil visualizações. Com isso, a uma média de que a santa missa foi assistida por até 18 mil pessoas. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Brasília foram algumas das localidades que acompanharam, seja ao vivo ou posteriormente.  Além dos estados brasileiros e do Distrito Federal, as duas plataformas também registraram audiências em países como México, Estados Unidos, Portugal e Suíça, isso claro junto da grande audiência dos municípios capixabas, com praticamente todas as paróquias e  comunidades presentes através da internet.

Ao todo, unindo todas as plataformas, quase 40 mil pessoas em todo o mundo participaram da Santa Missa de São Pedro Apóstolo!  A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim agradece a todos que contribuíram, cada um à sua maneira, com a realização da Festa de São Pedro 2020.