Home / Destaque

16.06.2020

Unir, Aproximar e Evangelizar

Em meio a pandemia da Covid-19, Igreja se utiliza da tecnologia em sua caminhada pastoral

O coronavírus e a doença trazida consigo (Covid-19) fez o mundo criar novos hábitos e se reinventar em vários aspectos.

A Igreja também precisou se adaptar a esta nova questão vivida no cotidiano da humanidade. E a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também se reinventou e assim o continua.

A importância dos novos meios de comunicação social já era notada por toda a diocese, mas foi preciso ir além. E as Pastorais da Comunicação (Pascom) contribuíram de forma significativa para dar este passo adiante no processo de Evangelização. Santas missas, oração do santo terço, momentos de louvor e adoração, novenas, tudo está podendo ser acompanhado através da internet, junto aos canais e perfis das paróquias nas diferentes mídias, além do trabalho já realizado nos canais diocesanos.

Unir, Aproximar e Evangelizar

Indo anda mais além do “levar a Igreja até o lar do fiel”, os novos meios de comunicação começaram a serem utilizados na organização e planejamento de nossa Igreja particular. Nossos presbíteros assim o fizeram, em uma reunião online, o SAV Diocesano também ao organizar o 1º Encontro Vocacional Online e assim também têm feitos nossas paróquias.

Um exemplo é a Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro), que no dia 09 de junho realizou a sua reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) através de uma videoconferência. Reunindo 38 pessoas, cada uma de suas casas, a reunião deu seguimento à vida pastoral da paróquia.

“Ali expomos nossos anseios, esperanças, dificuldades e, também, decidimos o futuro, dentre essas ações, como seria a celebração da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a coleta de alimentos para as famílias atingidas com a pandemia ocasionada pelo COVID-19”, explicou Gustavo Carvalho Lins.

Este novos meios de comunicação logo deixarão de ser “novos” e passarão a ser “os meios de comunicação”, sendo utilizados de forma cotidiana por nossa Igreja. Utilizados para unir, utilizados para aproximar, utilizados para Evangelizar.

“Temos a resposta de utilização dos meios de comunicação, tais como as redes sociais que não servem somente para postar fotos, notícias, etc., mas, bem utilizadas servem para unir, rezar, construir e tantas outras ações bonitas, onde mesmo distantes fisicamente estamos unidos no bom propósito de fazer acontecer.” – Gustavo Lins.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Cachoeiro de Itapemirim