Home / Comunicado

06.05.2020

Comunicado 06/2020

Administrador Diocesano publica novas orientações na tarde desta quarta-feira, 06 de maio

COMUNICADO 06/2020

Após reunião do Colégio dos Consultores da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizada no dia 06 de maio de 2020, o Administrador Diocesano vem fazer os seguintes comunicados:

1. No tempo difícil que estamos vivendo, devido à pandemia da Covid-19 Administrador Diocesano atualiza as orientações diocesanas emanadas em 02 de abril de 2020:

1.1. As reuniões pastorais, catequeses, formações e demais eventos eclesiais, sejam eles diocesanos, regionais, paroquiais ou comunitários, continuam suspensos. Somente reuniões imprescindíveis poderão acontecer, mas de modo objetivo, célere e seguindo as normas técnicas emanadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e Municípios quanto ao local e com o número de participantes permitidos pelas acima mencionadas regras.

1.2. Sejam mantidas as Missas na Matriz somente, levando sempre em conta as determinações da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e Municípios a respeito do número de pessoas permitidas nos templos religiosos e demais orientações acerca do distanciamento social estabelecido pelas autoridades civis e sanitárias.

1.3. Cada Paróquia defina, por meio do Pároco, que é seu pastor próprio, e segundo as recomendações das autoridades locais, a oportunidade de multiplicar as Missas, na Matriz somente, sobretudo dominicais, com a presença de fiéis.

1.4. As confissões e o atendimento paroquial dos presbíteros podem ser retomados sob as seguintes condições: prévio agendamento e manutenção das medidas de segurança sanitárias devidas, tais como: não aglomeração de pessoas, uso de máscaras por todos, higienização e desinfecção do local entre cada atendimento e mantida a devida distância durante os atendimentos.

1.5. A Missa do Crisma prevista para ser celebrada em 30 de maio próximo fica cancelada, com nova data a ser marcada.

1.6. Corpus Christi: excepcionalmente, neste ano de 2020, a próxima Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo se proceda da seguinte forma:

- não haverá a confecção dos tapetes;

- pode ser feita uma única carreata com o Santíssimo Sacramento após a Missa paroquial;

- incentive os fiéis a enfeitar as janelas, sacadas e/ou varandas de suas casas.

1.7. Festa de São Pedro: excepcionalmente, neste ano de 2020, não haverá a Procissão e Missa no Pavilhão da Ilha da Luz, mas a Missa ao meio-dia, no dia 29 de junho, na Catedral, transmitida pela Rádio Diocesana, presidida pelo Administrador Diocesano e concelebrada pelos membros do Colégio dos Consultores.

As paróquias situadas no Regional II e as Paróquias Nossa Senhora Aparecida no Distrito de Itaoca e Sagrada Família no Distrito de Vargem Grande do Soturno deverão celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho (segunda-feira) celebrando no dia 28 de junho o 13º Domingo do Tempo Comum.

As demais paróquias da Diocese celebrarão a Solenidade de São Pedro e São Paulo no domingo dia 28 de junho.

1.8. Coletas anuais: o Óbolo de São Pedro neste ano fica transferido para o dia 04 de outubro e as Coletas da Solidariedade e da Evangelização serão feitas conjuntamente na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

1.9. Permanecem inalteradas as demais orientações divulgadas nos Comunicados 03/2020 e 04/2020.

2.  Paróquia Nossa Senhora da Penha: Nomeamos o Revmo. Fr. Clebson de Souza Rodrigues, OAR, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Alegre – ES, cessando o seu ofício de Vigário Paroquial na Paróquia São Miguel Arcanjo em Guaçuí – ES.

3.  Paróquia São Miguel Arcanjo: Nomeamos o Revmo. Pe. Roberto José Gonçalves e o Revmo. Pe. Wosley Guimarães Pansini, Colaboradores Pastorais na Paróquia São Miguel Arcanjo em Guaçuí – ES.

Cachoeiro de Itapemirim - ES, 06 de maio de 2020.

Publique-se.

Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé

Administrador Diocesano

Pe. Bruno Sá Rangel

Chanceler

Para ler a Nota TÉCNICA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRTO SANTO (SESA) na realização de atividades religiosas, clique aqui

07/05/2020 - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Sim Ivanete, e já está sendo. Todos os Presbíteros e Paróquias já receberam o comunicado e as orientações da SESA. Agora irão divulgar entre suas comunidades.

07/05/2020 - Ivanete

Bom dia. Ficou muito claro, mas precisa ser amplamente divulgado nas comunidades rural. Um forte abraço a todos.