Home / Destaque

31.03.2020

Semana Santa

Pe. Andherson Franklin ressalta a importância de nos preparamos, em casa, para a Páscoa do Senhor

Em preparação para o momento da Páscoa do Senhor, o Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e autor das Dicas de Homilia, vem falar sobre a importância de nos preparamos para a Semana Santa. Mais do que "preparação", Pe. Andherson incentiva a vivência em família,d e forma unida, e no interior de nossos lares, como pedem a Santa Igreja, os órgãos de saúde mundiais e o governo do Espírito Santo.

Acompanhe abaixo, na íntegra, e se prepare para vivenciar de forma plena o calvário, a morte e a ressurreição de Jesus Criso.

A Semana Santa - O Compromisso de Vivê-la e Celebrá-la em Família em nossas Casas

Caros irmãos e irmãs!

Nosso caminho e diálogo com as Dicas de Homilia já completou três anos, algo que celebramos juntos e agradecemos ao Senhor que nos acompanhou nesse caminho. Mais uma vez, nos aproximamos da Semana Santa, que é para o cristão católico um tempo de grande graça, um retiro espiritual, uma fonte na qual todos renovamos nossas forças, bebendo nas fontes vivas da Palavra e da Eucaristia.

Neste ano, particularmente, devido ao que passamos em nosso país e no mundo inteiro com a crise da COVID-19, somos convidados a celebrar a Semana Santa em nossas casas. Desse modo, é necessário um compromisso de fé de cada um e de cada família, a fim de que não percamos esse tempo de grande graça, mas, possamos vivê-lo em família, nos nossos lares. De fato, cada um de nós deve fazer, diante do Senhor e com a sua família, um comprometimento de Fé. Isto é, caminhar com o Senhor, desde o Domingo de Ramos, em sua entrada em Jerusalém, que hoje pode ser a casa de cada um de nós. Passando pelos dias do sofrimento redentor de Jesus Cristo que por toda a humanidade se entregou, olhando para a sua cruz e vendo nela retratados os sofredores do mundo hoje. Para chegarmos juntos até o Domingo da Ressurreição, na acolhida da Luz Vitoriosa do Amor do Pai, que a todos ilumina e garante a esperança de um tempo novo de graça, paz e justiça.

Todos somos chamados a fazer a experiência da fidelidade a Deus nestes dias da Semana Santa, guardando tempo em nossas casas para a participação das Celebrações Litúrgicas, mesmo que por meio das redes sociais e das televisões Católicas. Nesse sentido, convido a tomarmos as Dicas de Homilia e as lermos em nossas casas, a fim de que possamos acompanhar a Liturgia da Palavra em cada uma das Celebrações da Semana Santa.

Que o Senhor nos acompanhe e ilumine e a Sua Palavra seja a fonte na qual possamos renovar a nossa profissão de Fé. Que a Semana Santa seja um tempo de grande graça, em meio aos desafios que enfrentamos, a fim de que cheios de esperança, possamos olhar o horizonte novo que o Senhor abre diante de nós. Que a graça de Deus, seu amor infinito derramado em nossos corações, por meio de Seu Filho nos renove e nos ajude a sermos mais solidários e cheios de compaixão, principalmente para com os que mais precisam.

Que todos tenhamos uma Semana Santa cheia da graça de Deus!

Que o Senhor abençoe a todos!

Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza

01/04/2020 - Cristina Bianchi

Um ano de desafio para igreja católica em nossa Quaresma até mesmo a Semana Santa. Mas quando recebemos orientações espirituais dos nossos sacerdotes, ajuda acalmar as aflições de nossos corações que ama celebrar esse momento forte em nossas vida cri

31/03/2020 - maura Regina Buson

olá Padre. Sua bênção! Que bom que em meio ao caos que estamos vivendo, as dicas de homilia continua, são textos lindos e bem escritos de fácil compreensão.