Home / Francisco

05.03.2020

O Vídeo do Papa

No mês de março, papa Francisco pede pela unidade dos cristãos na China

Em sua terceira edição do ano 2020, O Vídeo do Papa centra sua mensagem na comunidade cristã na China, onde "a Igreja olha para o futuro com esperança". A intenção do Santo Padre, confiada à sua Rede Mundial de Oração, pede que os católicos desse país "perseverem na fidelidade ao Evangelho e cresçam em unidade".

Desde a década de 1970, a China tem registrado um crescimento significativo do cristianismo. Em 2010, o Pew Research Center estimou que havia 67 milhões de cristãos na China, aproximadamente 5% da população total. Outros estimam que esse número esteja se aproximando a 100 milhões de cristãos, de acordo com dados atualizados de 2018.

Esse crescimento mostra como esta nação continua sendo uma terra fértil para muitas famílias que acreditam em Jesus Cristo e em sua promessa, e que com gestos de serviço são corresponsáveis pelo Reino de Deus. A importante Carta de Bento XVI aos católicos chineses, de maio de 2007, e a mensagem do Papa Francisco aos "Católicos chineses e à Igreja Universal", de setembro de 2018, na qual ele próprio apresentou o Acordo Provisório assinado entre a Santa Sé e representantes da República Popular da China, são medidas que foram tomadas no caminho da recuperação da unidade da Igreja na China.

O Pe. Frédéric Fornos SJ, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (que inclui o MEJ - Movimento Eucarístico Jovem), destaca que a intenção da oração do Santo Padre tem um propósito espiritual e pastoral, pois favorecer a unidade da comunidade católica na China em sua diversidade é promover a proclamação do Evangelho e seu testemunho. “É normal que esse caminho seja longo, difícil e cheio de incompreensões, o Evangelho sofre de muitas incompreensões, é por isso que devemos rezar, pois o Senhor, Criador do Céu e da Terra, transforma o coração através da oração e ajuda na reconciliação."

Nesse contexto, O Vídeo do Papa de março encoraja os cristãos chineses a serem "cristãos de verdade", "bons cidadãos" e a "promoverem o Evangelho sem proselitismo", uma vez que o Evangelho deve ser mostrado através do testemunho da vida. Ciente desses desafios, ele pede a todos que rezem "para que a Igreja persista na fidelidade ao Evangelho e cresça na unidade".