Home / Destaque

27.11.2019

Escola Diaconal

Conheça os cursos de Teologia, Introdução à Teologia e de Agente de Pastoral

O Curso de Teologia da Escola Diaconal “Santo Estevão”, destina-se a atender a necessidade de capacitação de féis leigos e a pessoas que queiram aprofundar seus conhecimentos teológicos.

Com uma metodologia de ensino de forma clara e objetiva une Teologia, Filosofia e saberes na área das Ciências Humanas, em um contexto atual, visando proporcionar um processo formativo que leve o estudante a uma fé madura e uma espiritualidade consciente.

A carga horária é de 1510 horas com duração de (04) quatro anos. O calendário de aulas está distribuído às sextas-feiras à noite de 19h às 22h e aos sábados de 8h às 17h a cada 15 (quinze) dias.

As inscrições podem ser realizadas preenchendo a ficha de inscrição no site da escola diaconal (www.escoladiaconalsantoestevao.com.br) ou solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail escoladiaconaldantoestevao@gmail.com, até o dia 23/01/2019 às 23h59m. Também é possível tirar dúvidas através do telefone da escola, pelo número (28) 3517-6365.

O início das aulas está previsto para o dia 07 de fevereiro de 2020, com a mensalidade no valor de R$ 195,00.

Cursos Básicos

A Escola Diaconal também está com a proposta de outros dois cursos básicos, visando ofertar uma maior variedade de conteúdos ao povo de Deus da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. São eles o “Curso Básico de Agente de Pastoral” e o “Curso Básico de Introdução à Teologia”.

Agente de Pastoral

O Curso Básico para agentes de pastoral pretende oferecer uma visão geral de metodologia de planejamento com base na missão da Igreja e os desafios que ela apresenta à Ação Evangelizadora, sobre a luz de uma reflexão do movimento profético na história do povo de Deus e do seguimento de Jesus, confrontando com nossa caminhada cristã hoje.

Primeiro Semestre

Planejamento Pastoral – 30 horas em 6 encontros
Missiologia – 40 horas em 8 encontros

Segundo Semestre

Cristologia – 50 horas em 10 encontros
Profetas – 50 horas em 10 encontros

Carga horária total: 170 horas

Público Alvo: Agentes de Pastoral, Coordenadores de CPC e CPP, Catequistas e movimentos.

Investimento total de R$ 500,00 (Parcelamento mensal)

Introdução à Teologia

O Curso Básico de Introdução a Teologia I pretende oferecer uma reflexão do lugar do cristão de hoje face aos desafios do mundo moderno, tendo como base uma breve abordagem da Sagrada Escritura; os conceitos sobre a temática da fé e uma compreensão da autocomunicação de Deus e a resposta humana; proporcionar uma reflexão teológica no campo das relações humanas num diálogo entre as ciências humanas, a bíblia e a filosofia.

Primeiro Semestre

Introdução Geral às Sagradas Escrituras – 50 horas em 10 encontros
Teologia Fundamental – 50 horas e 10 encontros

Segundo Semestre

Teologia Moral Social – 50 horas em 10 encontros

Carga horária total: 150 horas

Público Alvo: Agentes de Pastoral, Coordenadores de CPC e CPP, Catequistas, Ministros Extraordinários da Pregação da Palavra, Ministros Extraordinários da Eucaristia e movimentos.

Investimento total de R$ 450,00 (Parcelamento mensal)