Home / Francisco

08.11.2019

O Vídeo do Papa - Novembro

No penúltimo vídeo de 2019, Santo Padre intercede pela paz e diálogo entre as comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas no Oriente Médio

Em "O Vídeo do Papa" do mês de novembro, o Papa Francisco ressalta a convivência entre as comunidades no Oriente Médio, pedindo a todos os católicos que rezem por um diálogo genuíno entre elas. Para o Santo Padre, a busca de unidade entre cristãos, judeus e muçulmanos “é baseada em laços espirituais e históricos".

O termo "Oriente Próximo" (para europeus) ou "Oriente Médio" (para anglo-saxões) serve para nomear uma área geográfica a leste do Mediterrâneo. O Papa Francisco enfatiza que existem muitas comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas "trabalhando pela paz, a reconciliação e o perdão" nesta região. Tendo em conta tal realidade, ele pede que a busca de diálogo e unidade dentro de cada uma dessas comunidades seja realizada sem temer as diferenças.

A delimitação exata do Oriente Médio não tem limites precisos. Segundo algumas fontes, essas terras geralmente incluem os países do Bahrein, Egito, Chipre, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Palestina. Segundo relatos recentes, os muçulmanos representam 93% da população da região. A comunidade cristã, por outro lado, representa aproximadamente 5%; e a judaica, que está concentrada principalmente em Israel, é de pouco mais de 2%.

Durante sua visita a Bari em julho de 2018, o Papa Francisco também mencionou a importância da reconciliação quando se dirigiu aos cristãos do Oriente Médio com as seguintes palavras: “A paz não virá graças às tréguas sustentadas por muros e testes de força, mas pela vontade real de ouvir e dialogar”.