Home / Destaque

07.10.2019

Dia Nacional da Juventude

No domingo Diocese celebrou o DNJ 2019

Eles foram convocados e responderam ao chamado. Milhares de jovens das mais diversas localidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim tomaram as ruas de Cachoeiro, encheram o Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz e fizeram uma grandiosa festa no DNJ 2019.

Logo na manhã desse domingo (06/10) já era possível ver a praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, sendo preenchida pela juventude. Antes mesmo do horário marcado para a concentração, às 08h, inúmeras pessoas já estavam presentes.

Então, às 08h30, deu-se início a uma festa linda, de união entre o povo de Deus da Diocese das mais variadas idades. Pois juventude nada tem a ver com a idade, mas sim com o estado de espírito. Crianças, adultos, idosos, homens, mulheres, leigos, religiosos, foi uma celebração a Deus regada com amor durante todo o ano e que colheu no dia 06 de outubro sorrisos sem fim.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude 2019 começou com a “Caminhada Jovem”, onde uma multidão saiu do centro de Cachoeiro de Itapemirim em direção ao Pavilhão da Ilha da Luz. Praticamente o mesmo trajeto realizado na procissão da Festa de São Pedro, com 3km de caminhada.

Na chegada, a festa feita pela juventude para a juventude continuou, com uma grande acolhida. Na parte da manhã houve a final do Festival de Música do Ano Missionário Jovem e palestra com o Pe. João Batista Maroni, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Atílio Vivácqua) e coordenador diocesano da Equipe de Círculo Bíblico. Padre Maroni falou com os jovens sobre o tema do Ano Missionário Jovem, que teve sua abertura no dia 1º de outubro, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

À tarde, após partilha entre a juventude presente durante o almoço, foi o momento de interação, integração, apresentações e troca de experiências entre os participantes. E às 15h, após um dia de muita oração, louvor e música, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, Administrador Diocesano, presidiu a Santa Missa de encerramento do DNJ 2019, juntamente com demais presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Unidos, os presbíteros deram uma benção e realizaram o envio da juventude para o Ano Missionário Jovem.

Festival de Música – a grande final

O DNJ trouxe consigo muita expectativa neste ano de 2019 e um dos motivos foi o Festival de Música do Ano Missionário Jovem. Sucesso nas suas duas primeiras etapas (com mais de 1 milhão e meio de votos online na segunda etapa), as cinco paróquias classificadas se apresentaram ao vivo durante o Dia Nacional da Juventude para a escolha do Hino Missionário Jovem.

Para esta grande final a Equipe para Missão e Juventude (realizadora do Festival) organizou uma banca de jurados composta por 6 membros:

Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza

Pe. Thiago da Silva Vargas

Ir. Ercy Baianense da Fonseca – IJA

Sueli Moreira Volpini

Penha Antonioli

Osires Santos

Os jurados ouviram atentamente as apresentações, analisando criteriosamente os seguintes itens: melodia, letra, interpretação e afinação, espiritualidade, harmonia e missão e juventude. As Paróquias Nossa Senhora da Penha (Alegre), Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna), São Pedro Apóstolo (Venda Nova), São Pedro Apóstolo – Catedral (Cachoeiro) e Nossa Senhora da Penha (Cachoeiro) foram as participantes da grande final.

E a vencedora, que teve sua canção escolhida como o “Hino Missionário Jovem” foi a Paróquia São Pedro Apóstolo, de Venda Nova do Imigrante, com o hino Essência Missionária.

Clique aqui e veja todo as as imagens do DNJ 2019

Vídeo e Fotos: Pascom Diocesana e Sueli Volpini