Home / Francisco

03.10.2019

Primavera Missionária

Em outubro Papa Francisco intercede pelas missões

Neste mês de outubro, O Vídeo do Papa é dirigido a todos os católicos, convidando-os a despertar sua consciência missionária e enfrentar o “desafio de proclamar Jesus morto e ressuscitado”. A edição deste mês do vídeo é apresentada no marco do início do Mês Missionário Extraordinário - #MissionaryOctober - convocado pelo Papa Francisco “com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a missão ad gentes e retomar com renovado ardor a transformação missionária da vida e da atividade pastoral da Igreja.” As Pontifícias Obras Missionárias ecoaram as palavras do Santo Padre, que expressou o desejo de que este Mês Missionário possa ser “uma intensa e fecunda ocasião de graça, promovendo iniciativas e, sobretudo, a oração que é a alma da toda atividade missionária.”

“O alcance missionário é paradigmático para toda a atividade da Igreja.” Há regiões em que a Igreja está ainda em seu começo e precisa de apoio especial - territórios missionários, como são chamados. Atualmente, existem 1.109 territórios localizados na África, Ásia e nas ilhas da Oceania e nas Américas. Estima-se que 37% da Igreja Católica seja território de missão; isto é, mais de um terço da Igreja. Essa situação implica um trabalho em constante evolução, pois, à medida que novos territórios são criados, novas instituições sociais, educacionais e pastorais são designadas para cobrir todos os tipos de necessidades. Uma grande parte do trabalho social e educacional da Igreja é realizada em territórios missionários. Nesta mensagem em vídeo, Francisco propõe “alcançar as periferias - os ambientes humano, cultural e religioso ainda alheios ao Evangelho”. Esse renovado impulso missionário, no entanto, não significa fazer proselitismo, mas sim comunicar a vida: “Deus, sua vida divina, seu amor misericordioso, sua santidade! É o Espírito Santo que nos envia, nos acompanha e nos inspira. Ele é a fonte de nossa missão. ”O ponto de partida da ação missionária é a alegria do Evangelho, e Francisco explica que ele deve ser proclamado com respeito pelas culturas e tradições de todas as pessoas, com a consciência de que “a alma da missão é a oração."

Pe. Frédéric Fornos, SJ, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (que inclui o Movimento Eucarístico Jovem), enfatiza que “podemos fazer muitas coisas e gastar muita energia a serviço da missão, mas sem a oração não há verdadeira fecundidade, e tudo se tornará cansativo porque, em vez de sermos dóceis ao Espírito Santo, confiamos em nossa própria força e vontade. A experiência nos ensina que é a nossa oração, um encontro pessoal com o Senhor, que dá origem ao desejo de servir sua missão no mundo ao nosso redor, em nossos bairros e cidades e até mesmo viajando pelo mundo. A missão não é, de fato, um dever ou uma obrigação, mas uma plena felicidade que nasce de nosso batismo, de nossa nova vida em Cristo, e que não podemos deixar de compartilhar.”