28 2101-7603

Home / Paróquias

12.09.2019

Senhora do Amparo

Paróquia de Itapemirim celebra seu Jubileu de 250 anos

 

“Queridos irmãos e irmãs, 250 anos não são 250 dias”. Assim Dom Luiz Mancilha Vilela resumiu, no início de sua homilia, toda a importância da Celebração do Jubileu da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim.

 

O Arcebispo Emérito de Vitória presidiu a Santa Missa do Jubileu de 250 anos, que aconteceu no domingo, 08 de setembro. Dom Luiz estava acompanhado do Pároco da Paróquia de Itapemirim, Pe. José Carlos Ferreira, de demais presbíteros da Diocese, diáconos, seminaristas, ministros extraordinários e de milhares de fiéis que foram celebrar Nossa Senhora do Amparo.

 

Pouco antes da Celebração Eucarística houve a chegada dos tropeiros que refizeram o “Caminho do Amparo”. Com muita festa à Nossa Senhora, a imagem da padroeira percorreu as ruas da cidade, recebeu homenagens da banda marcial e do coral de crianças, além de ser belamente coroada como rainha e mãe.

 

Dom Luiz, durante sua homilia, deixou uma mensagem do exemplo de Maria, que foi serva fiel de Deus e acreditou em seus desígnios. O Arcebispo também ressaltou que Nossa Senhora é modelo de caridade e solidariedade: “Aprendamos nesse Jubileu de 250 anos a amparar aqueles que necessitam”.

 

“Nós devemos colocar Deus em primeiro lugar em nosso coração, assim como Nossa Senhora. ‘Eu sou a escrava do Senhor, eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra’. Ela abriu o seu coração para que o Divino Espirito Santo a transformasse. A Palavra de Deus se fizera humanidade. Ela emprestou sua humanidade para a ação do Divino Espirito Santo.”

 

“Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, a Virgem de Nazaré, além de ser a Senhora do Amparo é também a primeira discípula. Aquela que nos ensina a seguir os passos de Jesus. Ela seguiu os passos de Jesus e é assim que nós devemos fazer meus irmãos. E seguir os passos de Jesus não é deixar de amar os nossos pais, ao contrário, é amando bem os nossos pais, amando bem aqueles que estão conosco, é amando todos aqueles que convivem conosco, mas com Deus presidindo esse amor humano e cheio de fé da nossa parte”.

 

 

250 anos de história

 

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo é mais antiga paróquia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Em 1765, partindo dos “Montes do Castelo”, região hoje na qual se situa o município de Castelo, tropeiros levavam consigo as imagens de Nossa Senhora do Amparo e São Benedito, juntamente com a pia batismal e o sino, quando chegaram à localidade do município de Itapemirim. Quatro anos depois, em 1769, nascia a Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

 

Este trajeto, conhecido como “Caminho do Amparo”, foi refeito durante peregrinação pelos fiéis ao longo da programação festiva do Jubileu da paróquia. A pé e também montados em cavalos os participantes percorreram cerca de 100 km em 4 dias.

 

“Nossa Senhora nos ensina a verdade, que é Jesus. Nossa Senhora nos consola nas nossas aflições, nos nossos sofrimentos, nas nossas decepções, mas nunca percamos a esperança, porque ela, além de ser a Senhora do Amparo, é a Senhora da Esperança” - Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Emérito de Vitória.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS IMAGENS DO JUBILEU DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO

 

 

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Itapemirim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12/09/2019 - Mariluse

Lindo comemorar a festa da nossa mãezinha. Que nossa Senhora abençoe nossa diocese. Amem


Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web