Home / Paróquias

11.09.2019

Abraço ao Zumbi

Manifestação da Paróquia Sagrados Corações conta com a participação de crianças e moradores do bairro de Cachoeiro

No dia 07 de setembro, em várias localidades do país, acontece o "Grito dos Excluídos", um conjunto de manifestações realizadas de formas variadas. São celebrações, atos públicos, romarias, caminhadas, seminários, debates, apresentações de teatro, música, dança e até mesmo feiras de economia solidária.

O grito dos excluídos tem como objetivo abrir caminhos aos marginalizados perante a sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.

Buscando fazer ecoar esse clamor da sociedade por justiça, paz e dignidade, dentro de sua localidade, a Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (Cachoeiro – bairro Nova Brasília), realizou no Dia da Independência mais uma edição do “Abraço ao Zumbi”.

Abraço ao Zumbi

O “Abraço ao Zumbi” é uma manifestação ocorrida em comum acordo com outras igrejas e entidades da paróquia. A iniciativa tem buscado a unidade dentro das entidades em prol do bairro Zumbi, considerado um dos maiores da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e taxado como um bairro “ruim” e violento.

Durante o ato houve caminhada, manifestações culturais, reflexões, tudo com o intuito de chamar a atenção de moradores e autoridades, desmistificando a cultura pré-concebida de que a violência está centrada apenas na localidade do Zumbi.

Para o Diácono José Adilson Soares, que participou em mais esta edição, o importante foi a presença de cada pessoa que se dispôs a estar ali, unindo-se à cultura da paz.

“Foi um momento de muita importância para nós a participação nesta caminhada. Foi um modo de chamarmos a atenção dos moradores que é possível aderir a uma cultura de paz. Apesar do baixo número de participantes, queremos dizer que o importante é não desistir e acreditar que a paz é possível. Agradeço a todos que participaram e em especial ao projeto Frei João, com suas crianças, que nos interpela a começarmos a cultura da paz por elas e assim termos um bairro e uma cidade ainda melhores.”

Clique aqui e assista à reportagem da TV Gazeta Sul no dia do “Abraço ao Zumbi”

Fotos: Diácono José Adilson Soares