28 2101-7603

Home / Francisco

05.09.2019

Mares e Oceanos

Em o Vídeo do Papa de setembro, Pontífice intercede pelas águas

 

 

Em "O Vídeo do Papa" do mês de setembro, o Papa Francisco chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos. Preocupado com o estado atual de muitos dos mares e oceanos, ele pede a todos os católicos que rezem e ajam para que políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos em medidas de proteção. 

Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos a cada ano, o que causa, entre outros danos, a morte de 100 mil espécies marinhas. A gravidade não reside apenas no fato de que a maioria dos plásticos permanece intacta por décadas ou séculos após o uso. Além disso, aqueles que se deterioram acabam se tornando microplásticos, que tanto peixes como outros animais marinhos acabam consumindo. Isto põe em marcha uma cadeia alimentar global contaminada. Em seus “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ONU estabeleceu objetivos para combater essa situação, ciente de que os oceanos fornecem recursos naturais fundamentais, como alimentos, medicamentos, biocombustíveis e outros produtos, contribuem para a decomposição molecular e a eliminação de resíduos e poluição, e seus ecossistemas costeiros atuam como amortecedores para reduzir os danos causados ​​por tempestades.


Este Vídeo do Papa fala do grave desafio de proteger os oceanos. De fato, o fitoplâncton oceânico é responsável pela produção de mais da metade do oxigênio do planeta, portanto, pode-se dizer que os oceanos são um dos pulmões do mundo. Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, é necessário uma “abordagem interdisciplinar” que não pode ignorar a pessoa humana.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web