Home / Paróquias

30.08.2019

1º Encontro Paroquial da Juventude

Jovens da Paróquia São Filipe se reuniram no último domingo

No último dia 25 de agosto, domingo, aconteceu o 1º Encontro Paroquial da Juventude da Paróquia São Filipe, de Cachoeiro de Itapemirim – bairro Aeroporto.

Um total de 120 jovens das várias comunidades que compõem a paróquia estiveram participando. Junto a eles, na parte da manhã, estava o Pe. João Batista Maroni, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Atílio Vivácqua. O Presbítero refletiu sobre a vivência pastoral e a Igreja como rede do amor de Deus.

Em seguida Pe. Ronaldo Borel de Freitas, Vigário da Paróquia São Filipe, Vice-Reitor do Seminário Bom Pastor e coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV), conversou com os jovens sobre “vocação”. Em outro momento os jovens se reuniram em variados grupos, pensando e refletindo sua vocação, seus anseios e seu papel na missão da Igreja, onde de maneira descontraída apresentaram o que foi refletido através de músicas, encenações e orações.

“O agora de Deus”

O 1º Encontro da Juventude contou com a “Vitrine Pastoral”, onde os jovens puderam durante os intervalos conhecer as pastorais atuantes dentro da paróquia. Na parte da tarde, os jovens tiveram a participação do Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz, Vigário da Paróquia São Pedro – Catedral e um dos coordenadores diocesanos da Equipe Diocesana de Conselho Missionário, que apresentou o Ano Missionário Jovem.

O encontro teve seu encerramento às 15h com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Ronaldo Borel e concelebrada pelo Pe. Bruno Sá Rangel, Pároco da Paróquia São Filipe.

Muitos outros grupos estiveram envolvidos na realização do encontro, como o EAC, a Pastoral Familiar e a Renovação Carismática Católica "Um momento de unidade pastoral em prol da juventude" (Luciano - coordenador do CPP). A coordenadora paroquial da juventude, Rayane Almeida, agradeceu emocionada a todos que trabalharam na realização do encontro. Por fim, ela deixou uma mensagem à juventude, sintetizando em uma frase tudo que o encontro quis transmitir: “Jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus."

Fotos: Pascom da Paróquia São Filipe - Cachoeiro