28 2101-7603

Home / Destaque

29.08.2019

A Celebração da Palavra de Deus

Com quase 100 participantes, Encontro de Formação Litúrgica é realizado em Jerônimo Monteiro

 

 

A casa de encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, sediou nos dias 24 e 25 de agosto o Encontro de Formação da Pastoral Litúrgica.

 

Tendo como tema “A Celebração da Palavra de Deus”, o encontro diocesano contou com aproximadamente 100 participantes das várias localidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que se aprofundaram no estudo do documento 108 da CNBB (Ministério e Celebração da Palavra).

 

Para Sueli Moreira Volpini, integrante da Equipe Diocesana de Liturgia, é importante compreender e assimilar o conteúdo do documento, pois ele é um direcionamento que deve ser vivido não só durante as celebrações, mas também no dia a dia.

 

“O documento fala do ‘ensinar’, do ‘testemunhar’, da exortação e da evangelização através da Palavra. Ele valoriza a importância na formação dos ministros extraordinários da Pregação da Palavra e também do acompanhamento no exercício de seu ministério. Não basta saber ler para proclamar, não basta saber tocar para tocar instrumento na Igreja, não basta apresentar-se para ser admitido em um determinado ministério. É preciso conhecer, estudar. É preciso vivenciar”.

 

 

Padre Leonardo Pinheiro

 

O Encontro de Formação Litúrgica contou com a assessoria do Pe. Leonardo Pinheiro, assessor nacional da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB. Com uma linguagem simples e acolhedora, o sacerdote transmitiu um pouco de sua experiência durante os dois dias de formação.

 

Em uma de suas falas, Pe. Leonardo mencionou o comportamento que devemos assumir na ministerialidade: “Jesus é nosso modelo de serviço, o servidor por excelência, portanto o exercício do ministério que eu faço e exerço não é um lugar de destaque, mas um lugar para servir com humildade”. Em depoimento (que pode ser visto no vídeo acima) Pe. Leonardo da importância da Palavra de Deus na vida dos irmãos e irmãs de nossa sociedade atual.

 

“Nosso povo tem fome e sede da Palavra de Deus. As pessoas vão às nossas comunidades não para ouvir qualquer palavra. As pessoas vão às nossas comunidades não para ouvir um livro de história ou um texto da nossa literatura, ou uma poesia, mas elas vão esfomeadas da Palavra de Deus, porque elas sabem que só a Palavra de Deus pode dar significado à vida, pode orientar, pode tira-las de tantas situações na qual estão inseridas ou pode iluminar diante de tantos desafios. A Palavra nos envia em missão.”

 

O assessor nacional da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB ainda deu um recado aos leigos que recebem o chamado para o ministério da Pregação da Palavra, afirmando que “a dúvida é normal e boa, pois toda grande decisão precisa ser analisada”, mas que após refletir a pessoa dizer o seu “sim”, pois “a Igreja conta com vocês”. No fim, Pe. Leonardo deixou seu agradecimento ao carinho recebido pela Diocese:

 

"Acho que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim está de Parabéns. É bonito pensar que no final de semana quase 100 pessoas quiseram deixar o convívio das casas, o descanso com a família, para meditar e pensar sobre a Celebração da palavra de Deus. Quero agradecer o convite para estar aqui nestes dias, a forma carinhosa da acolhida, do contato que tivemos, sobretudo parabenizar a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que de fato tem investido nos leigos, em tantos ministérios, e a caminhada litúrgica que é muito viva é muito bonita nesta Igreja particular. Parabéns e minha palavra de ânimo, de incentivo e de agradecimento por estes dias que passei aqui com vocês."

 

 

Vídeo e fotos: Joelma Fagundes e Sueli Volpini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29/08/2019 - Maria das Dôres Cúgola Castro

Que alegria ver Pe Leonardo nessa missão! Que Deus continue abençoando sua vida e seus caminhos de Evangelizador!


Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web