Home / Preservação

14.08.2019

Francisco: O Sínodo é filho da Laudato Si

Papa explica escolha do tema sobre a Amazônia

No mês de outubro irá se realizar no Vaticano o Sínodo sobre a Amazônia, que nas próprias palavras do Papa Francisco, é o filho da Laudato Si’.

Durante entrevista concedida pelo Pontífice, ele reitera sobre a Laudato Si’: “não é uma encíclica verde, mas uma encíclica social baseada no cuidado da Criação. Ao mesmo tempo é um ‘Sínodo urgente’”. O Sínodo, todavia, não é uma simples reunião política, alerta o Papa.

“Não é uma reunião de cientistas ou de políticos. Não é um parlamento: é outra coisa. Nasce da Igreja e terá missão e dimensão evangelizadora. Será um trabalho de comunhão conduzido pelo Espírito Santo”. Os temas importantes são os que dizem respeito aos “ministérios da evangelização e aos vários modos de evangelizar”.

A Amazônia é decisiva para o futuro do planeta

O Papa explicou a escolha de fazer um Sínodo para a Amazônia, uma região abrangente e extremamente significativa para o futuro da humanidade:

“Um lugar representativo e decisivo. Contribui de modo determinante para a sobrevivência do planeta. Grande parte do oxigênio que respiramos é proveniente dali. Eis o motivo porque o desmatamento significa matar a humanidade. Além disso, efetivamente, a Amazônia envolve nove Estados, portanto, não diz respeito a uma única nação. Penso na riqueza da biodiversidade amazônica, vegetal e animal: é maravilhosa”.

O Papa Francisco diz temer o desaparecimento da biodiversidade e as consequências que poderiam ocorrer com tal fato. Uma dessas consequências poderia ser o surgimento de novas doenças letais. “Uma deriva e uma devastação da natureza que poderiam levar à morte da humanidade”.

O Santo Padre ressalta que a preservação da Amazônia é uma missão de todos, mas que os políticos e setores dominantes da sociedade devem assumir a responsabilidade nessa tarefa. “Devem eliminar suas conivências e corrupções, assumindo suas responsabilidades concretas, por exemplo, sobre o tema das minas a céu aberto, que envenenam a água provocando muitas doenças”.