Home / Destaque

12.08.2019

Seminário São João Maria Vianney

Seminário celebra 32 anos de fundação com missa presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela

No último sábado (10) a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou os 32 anos de fundação do Seminário Maior São João Maria Vianney.

O Seminário Maior de nossa Diocese fica situado na Região Metropolitana da Grande Vitória, mais precisamente no município de Cariacica. Criado durante o pastoreio de Dom Luiz Mancilha Vilela, enquanto bispo diocesano, o próprio Dom Luiz foi quem presidiu a missa em Ação de Graças pela data celebrativa.

Junto ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Vitória também estavam o Administrador Diocesano da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, o Reitor do Seminário Maior, Pe. Thiago da Silva Vargas, demais presbíteros da Diocese e seminaristas.

A missa marcou também a admissão de três seminaristas às ordens sacras, sendo eles Gabriel Martins, João de Paula e Luiz de Carvalho. Também durante a Celebração Eucarística o seminarista Bruno Firmino recebeu os Ministérios do Leitorato e Acolitato.

História

O Seminário Diocesano foi criado em 1987, com duas casas de formação: Seminário de Filosofia "Bom Pastor", em Cachoeiro de Itapemirim, com suas Diretrizes Básicas de Orientação do Seminário, e Seminário de Teologia "São João Maria Vianney”, em Cariacica. Inspirando-se nos documentos da Igreja sobre a formação presbiteral, sobretudo, no documento da CNBB “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil” (n° 30), começa a formação dos candidatos ao presbiterado na própria Diocese de Cachoeiro, tendo como paradigmas as cinco dimensões: humano-afetivo-sexual, espiritual, comunitário-eclesial, intelectual e pastoral.

Com o transcorrer do tempo, muitos passos foram dados, chegando-se à conclusão da necessidade do Propedêutico, como fase de discernimento vocacional. O mesmo foi instalado em Cachoeiro, junto ao Seminário de Filosofia. Devido à realidade sócio-cultural da Diocese, tornou-se também necessária a criação do Seminário Menor, como comunidade educativa que levasse os jovens candidatos a um reto discernimento da própria vocação e ao desenvolvimento das qualidades e aptidões humanas, cristãs e apostólicas, necessárias para a opção ao ministério presbiteral.

Em 1997, diante de novas situações sócio-eclesiais, o processo de formação necessitou se readaptar: o Seminário de Filosofia instalou-se em Cariacica e em agosto de 1999 constituiu-se o Seminário Maior “São João Maria Vianney”, como uma única comunidade formativa composta por dois grupos de vida (filosofia e teologia), permanecendo o Propedêutico no Seminário “Bom Pastor” em Cachoeiro.

Fotos: Seminário São João Maria Vianney