Home / Francisco

05.08.2019

O Vídeo do Papa

Em agosto, Papa Francisco reza por um mundo com famílias

Em "O Vídeo do Papa" de agosto, O Papa Francisco volta o olhar para as famílias e nos pede que orientemos nossas intenções de oração para tudo que favoreça as famílias, para que elas se tornem verdadeiros lugares de crescimento humano. Para o Santo Padre, as famílias são “o melhor legado possível” que podemos deixar para o mundo e o futuro.

Estatísticas de vários relatórios oficiais mostram que 16% das famílias na União Europeia consistem em famílias monoparentais (crianças que vivem com apenas um dos pais). Nos Estados Unidos, as estatísticas de três anos atrás revelam que 44% dos pais são casados, enquanto houve um aumento no número de pessoas morando sozinhas (20%) ou coabitando (8%). Na América Latina, a Colômbia se destaca por ter o maior número de casais que coabitam: 35%. Esta tendência parece ser comum ao restante dos países da região. Além disso, 27% das crianças vivem em famílias monoparentais.

Neste contexto, a intenção de oração do Papa se concentra em rezar pelas famílias e cuidar delas, já que elas são “verdadeiras escolas para o futuro”. Sua mensagem é um apelo para que as famílias dediquem todos os esforços ao diálogo, compartilhem experiências umas com as outras, e aprendam a aceitar e perdoar uns aos outros, pois as famílias são o “primeiro lugar onde os seres humanos aprendem a amar”. Ao mesmo tempo, suas palavras alertam para o perigo do individualismo extremo, que enfraquece os laços familiares e acaba considerando cada membro da família uma unidade isolada, o que cria o risco de intolerância e hostilidade nas famílias.