Home / Destaque

02.08.2019

Agosto: Mês Vocacional

Pe. Ronaldo Borel explica a importância do SAV para a Diocese de Cachoeiro

Neste mês de agosto a Igreja dedica suas orações às vocações. Assumido em âmbito nacional no ano de 1981, por dioceses e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o mês vocaciona tem o intuito de ser um tempo especial de reflexão e intercessão pelas vocações e ministérios.

Este ano, em específico, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação e Discernimento” e será realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). “O assunto é o discernimento, quer dizer, saber perceber, dar-se conta e responder então ao chamado que Deus faz a cada um de nós”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom João Francisco Salm.

Cada domingo do mês de agosto será dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, dia 04, celebra-se a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Semana especial, pois dia 04 comemora-se o “Dia do Padre”, e dia 10 o “Dia do Diácono Permanente”.

No segundo domingo de agosto (11) será celebrada a vocação para a vida e a família, com atenção especial aos pais. Nesta semana, nos dias 11 a 17 também será celebrada a Semana Nacional da Família. No terceiro domingo, dia 18, a igreja exaltará a vocação para a vida consagrada, tanto os religiosos quanto os leigos consagrados. E encerrando o mês, o quarto domingo (25) celebrará a vocação para os ministérios serviços na comunidade.

Vocações na Diocese

Dando início ao mês vocacional, o Pe. Ronaldo Borel de Freitas, coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Vice-Reitor do Seminário Bom Pastor, explicou a importância que o SAV tem dentro da nossa Igreja Sul Capixaba:

O SAV (Serviço de Animação Vocacional) tem um papel muito importante em nossa Diocese de Cachoeiro. De início vale recordar que, a animação vocacional deve ser uma ação permanente da Igreja. Nesse sentido, o SAV quer ser um serviço que dê ânimo, coragem, vigor e entusiasmo a toda ação vocacional da Igreja. Um desafio que se apresenta é compreender que toda ação pastoral precisa ter uma dimensão vocacional, ou seja, que toda a ação pastoral possa auxiliar os fiéis, em especial adolescentes e jovens, a responder concretamente ao chamado realizado por Deus; é Deus quem chama e nós respondemos o nosso 'sim'. O SAV tem procurado organizar, planejar e avaliar suas ações em nossa Diocese. É um processo que exige paciência e perseverança visto que as vocações são um dom de Deus.

Pe. Ronaldo Borel escreveu um artigo específico para este tema, cujo título é “Vocação: alegre resposta ao chamado Divino” (clique aqui e leia), celebrando o início do mês vocacional. No texto, o padre aborda os desafios e anseios do “chamado de Deus”, mas também a alegria de quem o serve e confia nos seus desígnios.

“Responder ao chamado do Senhor é uma atitude nobre daquele que confia em Deus. Obstáculos, medos, contratempos, dificuldades, desafios sempre existirão, todavia, valerá a pena arriscar-se diante de uma escolha que tem como objetivo o cumprimento pleno da vontade do Pai.”

O presbítero também gravou uma mensagem intercedendo por todas as vocações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, na qual é possível visualizar acima.