Home / Oração

01.08.2019

Papa Francisco:

Com o Pai Nosso, Jesus nos faz entrar na paternidade de Deus

No último domingo (28), antes de rezar o “Angelus” com os fiéis provenientes de diversas partes do mundo, reunidos na Praça São Pedro, o Papa Francisco refletiu sobre a passagem de São Lucas que narra as circunstâncias em que Jesus ensina a oração do "Pai Nosso" aos seus discípulos. O Santo Padre destacou também que Jesus nos encoraja a sermos insistentes na oração.

O Papa explicou que os discípulos sabiam rezar segundo as fórmulas da tradição judaica da época, “mas também desejam poder viver a mesma ‘qualidade’ da oração de Jesus”.

“ Podem constatar que a oração é uma dimensão essencial na vida de seu Mestre. Na verdade, cada sua ação importante é caracterizada por prolongados momentos de oração.”

Assim, os discípulos percebem que a oração de Jesus revela “uma ligação íntima com o Pai, tanto que desejam ser partícipes desses momentos de união com Deus, para saborear plenamente sua doçura”. Desta forma, aproveitando que estavam em um lugar isolado, esperam Jesus concluir sua oração e, tomados por esta curiosidade, pedem a Ele que lhes ensine a rezar.

Experiência da paternidade de Deus na oração

Em resposta, Jesus não dá uma definição abstrata da oração, nem ensina uma técnica eficaz para rezar e “obter" alguma coisa”, mas convida seus seguidores a fazerem a experiência de oração, colocando-os diretamente em comunicação com o Pai, despertando neles um anseio por um relacionamento pessoal com Deus, com o Pai. Neste sentido, Jesus dá a eles a oração do "Pai Nosso", “talvez o dom mais precioso que nos foi deixado pelo divino Mestre em sua missão terrena, cita o Papa.

“Aqui está a novidade da oração cristã! Ela é o diálogo entre pessoas que se amam, um diálogo baseado na confiança, apoiado pela escuta e aberto ao compromisso solidário. Quando Jesus nos ensina o Pai Nosso, nos faz entrar na paternidade de Deus e nos indica o modo para entrar em um diálogo orante e direto com Ele, através do caminho da confiança filial. É um diálogo entre o pai e o seu filho, o filho com o pai .”

Depois de falar da intimidade com Deus na oração revelada por Jesus, o Papa Francisco sublinhou outro aspecto que a oração cristã deve ter: a perseverança. Orar com perseverança, e ser perseverante significa ter fé.

"Peçamos a Maria, mulher orante, que nos ajude a rezar o Pai Nosso, unidos a Jesus para viver o Evangelho, guiados pelo Espírito Santo", nos pede o Papa Francisco.