Home / Destaque

01.08.2019

Encontro Nacional de Editores

Equipe está representando a Diocese no encontro realizado em São Paulo

Está acontecendo na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 30 de julho a 1º de agosto, o Encontro Nacional dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Editores de todo o Brasil estão reunidos partilhando informações e experiências no âmbito da evangelização impressa. A proposta central do encontro gira em torno do Documento 108 da CNBB, intitulado “Ministério e Celebração da Palavra”, à luz das novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas durante a última Assembleia Geral da entidade.

O documento traz informações básicas, diretrizes gerais para a elaboração de um plano de formação e acompanhamento dos ministros da Palavra de Deus. Além de roteiros exclusivos para as celebrações sejam com ou sem Eucaristia.

De acordo com o assessor da comissão, Padre Leonardo Pinheiro, atualmente, cerca de 70% das comunidades no Brasil não têm acesso à celebração Eucarística aos domingos presidida por sacerdote. Muitas dessas comunidades estão em regiões distantes que não permitem aos fiéis irem a uma igreja para participar da Santa Missa. A música litúrgica nas celebrações também foi objeto de reflexão pelos participantes.

Participação da Diocese de Cachoeiro

Entre os participantes do Encontro Nacional estão Pe. Enildo Genésio de Souza, diretor e tesoureiro da Diocesana Gráfica, Pe. Sebastião Lopes da Silva, membro da equipe do Celebrando Dia a Dia, e Sueli Moreira Volpini, integrante da Equipe Diocesana de Liturgia.

Eles, além de estarem absorvendo todo o conteúdo passado, apresentaram os subsídios próprios da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim aos demais participantes. O “Celebrando”, “Celebrando Música” e “Celebrando Dia a Dia” são os subsídios que estão à disposição das pessoas presentes, demonstrando o trabalho realizado na Diocese.

“É importante a nossa participação nesse encontro para estarmos em comunhão com as orientações da CNBB. Durante o encontro estudamos as novas diretrizes da Igreja do Brasil e também o documento 108. Com a participação de nossa equipe nesse encontro, colocamos a Diocese em sintonia com as outras dioceses”, falou Pe. Enildo Souza.

Fotos: CNBB, Pe. Enildo Souza e Sueli Volpini