Home / Paróquias

29.07.2019

O Caminho do Amparo

Fiéis peregrinam e refazem o trajeto da Imagem de N. Sra. do Amparo

Na semana passada, entre os dias 25 a 28 de julho, aconteceu a peregrinação “Caminho do Amparo”.

Realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim, em comemoração ao seu Jubileu de 250 anos em 2019, o objetivo foi reproduzir a experiência dos emigrantes que partiram de Monte Castelo, no ano de 1764, e se instalaram no município de Itapemirim, em 1769, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora do Amparo.

A imagem original da época marcou presença em vários momentos, como por exemplo na missa de envio e benção dos peregrinos, realizada dia 24, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo. Missa que foi presidida por Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé.

Antes mesmo do dia 25, os fiéis já se encontravam em preparação espiritual para a peregrinação. No sábado, 20 de julho, foi celebrada uma missa campal, presidida pelo PE. José Carlos Ferreira da Silva (Pároco da Paróquia de Itapemirim) no local onde foi edificada a primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Amparo, conhecido como Fazendinha.

O Trajeto

Com a participação de dezenas de fiéis, o Caminho do Amparo percorreu várias comunidades e três diferentes municípios do Sul do Estado: Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim.

No primeiro dia, 25, a comitiva partiu da Comunidade Fazenda do Centro, interior de Castelo, rumo à Comunidade de São Miguel, no distrito de Itaoca - Cachoeiro de Itapemirim. Na sexta-feira, dia 26, partiram em direção ao centro da cidade de Cachoeiro, sendo o destino final a Catedral de São Pedro.

No terceiro dia da peregrinação os fiéis chegaram à terceira cidade diferente, Itapemirim, se dirigindo até a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Paineiras. E no domingo, (28), a última parada foi à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo. Lá, nosso Administrador Diocesano Pe. Walter Luiz Altoé presidiu a Celebração Eucarística de encerramento do Caminho do Amparo.

Ao todo, foram 100 km percorridos em 4 dias de caminhada. Mas para os participantes, apesar do desgaste físico, foi momento de conexão com a história de nossa Diocese, de reflexão espiritual e de renovação da fé.

No vídeo acima, assista à missa de encerramento do Caminho do Amparo.

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo) e Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim).

29/07/2019 - Rose gomes

FOI MUITO LINDO E MUITO EMOCIONANTE ESSE CAMINHO DO AMPARO ,RENOVAMOS NOSSA FÉ.