Home / Pastorais

25.07.2019

Simpósio Mestres da Vida

1º Simpósio da Pastoral Familiar acontecerá dia 1º de setembro. Inscrições estão abertas

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, através da Pastoral Familiar, irá realizar no dia 1º de setembro o 1º Simpósio da Pastoral Familiar da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim “Mestres da Vida: o significado após a inutilidade”.

Com o Simpósio a Pastoral Familiar quer chamar a atenção da população para o fato do envelhecimento da população brasileira, devido ao aumento da expectativa de vida. Da mesma forma, a pastoral quer instigar a discussão da maneira como a sociedade enxerga a pessoa idosa e as fragilidades quanto à sua assistência.

“Estamos completando neste ano de 2019 Bodas de Prata (25 anos) do Ano Internacional da Família e da campanha da Fraternidade que fez ecoar pelo Brasil afora a pergunta: e a família, como vai? Na família se aprende a cuidar do outro, a conviver com as diferentes gerações, a ser suporte nas fragilidades, a superar dificuldade juntos, na alegria e na tristeza. É o local de amadurecimento, que gera frutos tanto para esta vida quanto para a vida que há de vir. E com isso fica a pergunta: e quanto aos nossos idosos, aqui titulados de Mestres da Vida? Preocupada com essa realidade e com o futuro da atenção aos idosos, o Setor Casos Especiais da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Cachoeiro de Itapemirim (ES) oferece esta contribuição para o que considera um atendimento pertinente à população idosa”.

O Evento e Inscrições

O Simpósio “Mestres da Vida” Ele acontecerá no Auditório Inocente Radrizzani, no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, tendo início às 08h e programação para se encerrar às 16h. Ele contará com a participação de inúmeros profissionais e pessoas especializadas no assunto, como o Dr. Igor Colli Zerboni, o assessor diocesano da Pastoral Familiar, Diác. Sérgio Ricardo Secchim Ribeiro, os coordenadores do Setor Casos Especiais da Diocese, Beatriz Turini Magnago e Rafael Poubel Secato, além do Dr. Alexandre Ernesto Silva.

Convidado especialmente para o Simpósio, Alexandre Ernesto é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), com especialização em saúde mental pela UEMG e em Gestão Hospitalar pela FIJ/FGV. Possui a titulação de Mestre em Educação, cultura e organizações sociais - na linha de saúde coletiva (Cuidados paliativos) também pela UEMG e é Doutor em Enfermagem, na linha de Educação e Enfermagem, pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa/Portugal (Cuidados paliativos). Atualmente, entre outras atividades, é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei no cursos de Enfermagem e Medicina.

Vários assuntos serão abordados, entre eles “Como manter a qualidade de vida do Idoso” e “O significado após a inutilidade”. Também ocorrerão mesas redondas e momentos destinados à participação do público presente. O 1º Simpósio da Pastoral Familiar “Mestres da Vida” é destinado a profissionais e voluntários da área da saúde, que trabalhem com pacientes terminais, com pessoas na 3ª idade  e também destinado às próprias pessoas que se encontram na “melhor idade”, os verdadeiros mestres da vida.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: http://diocesecachoeiro.org.br/site/ficha_inscricao.asp. Após a inscrição online, é necessário confirmá-la através do depósito bancário, no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Em seguida, é pedido que uma imagem do comprovante seja encaminhada para o número de contato da organização do evento. As informações de conta para depósito e número da organização se encontram no link de inscrição. O prazo para se inscrever no Simpósio é até o dia 26 de agosto (devido a grande procura, as inscrições foram prorrogadas até a sexta-feira, dia 30 de agosto).

A organização deixa como gesto voluntário, para aqueles que desejarem contribuir, que no dia do evento doem um pacote de fraldas descartáveis.

Foto: Ilustrativa/internet