Home / Pastorais

18.07.2019

Informação e Prevenção

Pastoral da AIDS do Regional Leste 2 realiza ação na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nos dias 13 e 14 de julho a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim recebeu a visita da Pastoral da AIDS do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). A pastoral realizou ações no incentivo do diagnóstico da AIDS/HIV.

Estas Ações de Base Comunitária, incentivando o diagnóstico precoce, se decorreu no fornecimento de informações acerca do vírus HIV nas Paróquias da Diocese.

Segundo Evandro Ferrete, coordenador da Pastoral da AIDS no Regional Leste 2, estima-se que atualmente 15 mil pessoas no Espírito Santo tenham contraído o vírus HIV e ainda não sabem.

“O vírus não apresenta sintomas no organismo mas reduz lentamente a imunidade natural, se a pessoa não estiver em tratamento regular. O diagnóstico precoce, fazendo o teste de HIV, é a única forma de identificar se a pessoa tem ou não o vírus no sangue”, informa o coordenador.

Pastoral de DST/AIDS

A Pastoral de DST/AIDS foi organizada pela CNBB no ano de 2002 para ajudar nos desafios que a epidemia da AIDS apresenta para a sociedade, governo, igreja e famílias. Porém, suas ações já eram realizadas muito antes desta data, por uma Comissão criada dentro do âmbito da Pastoral da Saúde. Foi no início do século 21 que a Comissão se encaminhou para a formalização da Pastoral de DST/AIDS, com estatuto, regimento e coordenação própria.

Presente na Província do Espírito Santo desde 2008, e respeitando os valores cristãos, os agentes da pastoral atuam em várias frentes de ação: prevenção, acolhida e solidariedade, mística e espiritualidade, incidência política e Pastoral de Conjunto.

“Para continuar o trabalho, a Pastoral está em busca de novos agentes que possam auxiliar no compartilhamento de informações e na caminhada da Pastoral da AIDS na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Aos interessados, podem entrar em contato com Adriana Coelho pelo telefone (28) 99976-3507”, informa Evandro Ferrete.

Fotos: Pastorall da AIDS do Regional Leste 2