Home / Destaque

16.07.2019

Entrega do Pálio

Dom Dario conta em entrevista como foi seu encontro com o Papa Francisco

No dia 29 de junho (dia de São Pedro), em Roma, o Arcebispo Metropolitano de Vitória Dom Dario Campos - OFM recebeu das mãos do Papa Francisco o pálio, uma vestimenta litúrgica cuja entrega está ligada ao juramento de lealdade feita pelos metropolitas ao Papa atual e a seus sucessores.

Utilizada pelos arcebispos em manifestação da comunhão das províncias eclesiásticas com a Igreja Universal, o pálio é feito de lã e colocado em uma pequena arca após ser abençoado pelo Papa.

Um total de 31 arcebispos receberam o pálio neste dia, concelebrando a santa missa presidida pelo Papa Francisco. Destes, além de Dom Dario Campos haviam outros dois brasileiros: Dom João Inácio Muller, Arcebispo de Campinas (SP) e Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Montes Claros (MG).

A vestimenta é posta sobre os ombros do arcebispo, sinal que representa que o bispo, como pastor, carrega nos próprios ombros as ovelhas que lhe foram confiadas.

Dom Dario

Em entrevista, Dom Dario explica que a entrega do pálio é realizada sempre em 29 de junho, dia da solenidade de São Pedro, aos Metropolitas nomeados desde a celebração do ano anterior. O Arcebispo também conta como foi o encontro com o Papa Francisco, o momento exato em que recebe o pálio das mãos do Santo Padre e por que ele ainda não pode utiliza-lo:

“O Papa ele entrega, a imposição é feita pelo Núncio Apostólico aqui no Brasil, que é o representante do Papa. Alguém poderia perguntar, mas por que o Núncio? O Núncio tem duas funções: primeira, ele é o diplomata, ele é o embaixador do Vaticano junto ao governo brasileiro. E também tem a dimensão pastoral, eclesial, de representar o Papa diante da Igreja do Brasil, aqui na nossa terra. Para dar essa função eclesial, pastoral, o Papa Francisco agora designa o Núncio Apostólico para chegar até a arquidiocese, numa celebração, e impor o pálio”.

A missa da imposição do pálio a Dom Dario Campos, pelo Núncio Apostólico do Brasil, será realizada no dia 25 de agosto, às 10h, na Catedral Metropolitana de Vitória. E o próprio Dom Dario convida a todos, com seu bom humor característico: “Todo mundo convidado viu, e depois cada um almoçando na sua própria casa”.

Vídeo e Fotos:  Arquidiocese de Vitória e Vatican News