Home / Paróquias

05.07.2019

Mimoso do Sul

Paróquia São José completa hoje (05/07) 84 anos de criação

A Paróquia São José, de Mimoso do Sul, completa nesta sexta-feira (05/07) 84 anos de criação.

Fundada em 05 de julho de 1935, a paróquia tece como seu primeiro Pároco o Monsenhor Elias Tommasi. O atual Pároco é o Pe. José Carlos Brasil Magalhães. Constituída por 53 Comunidades Eclesiais de Base, a Paróquia São José festeja suas mais de 8 décadas de evangelização.

Na noite desta sexta-feira, às 19h, será celebrada a missa em Ação de Graças pelo aniversário de criação e pelos colaboradores da reforma da Igreja Matriz, com a participação do Pe. José Carlos Brasil, Côn. Ériton Luiz Cortat e Pe. Wosley Pansini, juntamente com as comunidades.

E no sábado, encerrando os festejos, acontecerá a caminhada promovida pela Pastoral da Saúde, às 08h, com o tema: “Eu quero um Mimoso ainda mais lindo, mais limpo e mais saudável”.

Leia abaixo o decreto de criação da Paróquia, retirado diretamente do livro tombo:

*Decreto da criação da Parochia (05 de julho de 1935 )*

D. Luiz Scortegagna

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo do Espírito Santo
Aos que este nosso Decreto virem, Saudação, Paz e Benção no Senhor

Fazemos saber que tendo nós deliberado criar a Parochia de São José de Mimoso e para isso tendo cumprido todas as disposições de direito, usando de nossa jurisdicção ordinária, de acordo com os Can. 1.427 e 1.428, e, em caso de necessidade da que nos é delegada pelo Sacrosanto Concílio de Trento, Secção XXI, Capítulo IV da Reforma: Havemos por bem separar, dividir e desmembrar das Parochias de São João de Muquy e de São Pedro de Itabapoana o território que vai indicado e nelle, pelo presente Decreto, Erigimos e canonicamente instituimos uma nova Parochia amovível em face do Direito, que se denominará São José de Mimoso.

Concedemos à Igreja em que vai funcionar a nova Parochia os direitos de Matriz com plenas faculdades para ter sacrário em que se conserve o SS. Sacramento da Eucaristia, com o necessário ornato e decência e com lâmpada accesa de dia e de noite, bem como a faculdade para estabelecer-se o Baptistério e Pia Baptismal, para ter o livro de Tombo e de registro de Baptismos, de Chrismas, de Matrimonios e de óbitos e de todos os mais direitos, honras e distincções de uma Igreja Parochial.
Damos portanto, por erigida e constituída em Nossa Diocese a nova Parochia acima descripta, a qual terá por padroeiro e titular principal São José, cuja festa será anualmente celebrada com muita pompa e esplendor.

Submetemos à jurisdicção e cuidado espiritual do Parocho que para Ella for nomeado, e dos que canonicamente lhes sucederem no cargo, os habitantes do território da Nova Parochia de São José do Mimoso, aos quais mandamos que lhe prestem a devida obediência e assistência em tudo quanto for necessário de acordo com o Can. 1.500.

Mandamos que tanto para o Revmo. Parocho como para a Fabrica da Igreja contribuam religiosamente com emolumentos, oblações e benesses que respectivamente lhes sejam concedidas pelos estatutos e leis nesta nossa Diocese.

Mandamos que este nosso Decreto seja lido em um Domingo ou dia Santificado à Estação da missa Parochial, tanto nas Parochias de São João de Muquy, São Pedro de Itabapoana, São Pedro Apóstolo de Cachoeiro de Itapemirim e São José do Calçado, como na Igreja Instituída a ser Matriz da Nova Parochia, do que se passará certidão junto a este Decreto, para em todo tempo constar; e, depois disto, será registrado nos livros de Tombo das mencionadas Parochias, assim como no livro competente da Curia Diocesana.

Dado na Camara Eclesiastica de Victoria, sob Nosso Signal e Sello das nossas Armas, aos 5 de julho de 1935, dia da festa do Coração Eucharistico de Jesus.

E, eu, o Padre José Lidwin, Secretario do Bispado a subscrevo.

Luiz, Bispo do Espírito Santo

(Livro Tombo nº 1, página 6)

01/08/2019 - Roberto Brochado Abreu

a fam de meu bisavô chegou em Mimoso p/ volta de 1920 e sempre q. possível ajudou na Par., inclusive c/ a capela da V.da Penha. Meu avô foi quem instalou c/ os paroquianos o 1º amplificador e auto falante da matriz. Fui batizado aí. Estão de parabéns