28 2101-7603

Home / Destaque

01.07.2019

Viva São Pedro!

Diocese de Cachoeiro celebra seu padroeiro com grande festa

 

No sábado (29) a Igreja Católica celebrou a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Data especial para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que festejou com alegria o seu padroeiro, São Pedro.

 

A Paróquia São Pedro – Catedral iniciou os festejos desde o dia 20 de junho, com o início da novena. Mas a festa diocesana, englobando as paróquias e comunidades do Sul do Espírito Santo, aconteceu no dia 29 de junho.

 

E foi no dia 29 que milhares de pessoas se reuniram em Cachoeiro de Itapemirim, onde às 16h aconteceu a tradicional procissão em louvor ao santo padroeiro. Saindo da Catedral de São Pedro, e acompanhadas pelo “trio elétrico”, os fiéis cantaram, oraram e louvaram durante todo os 3 km do percurso da procissão.

 

Por volta das 17h a procissão chegou ao seu destino: o Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Os fiéis da caminhada se uniram ao povo de Deus que já se encontrava no local, totalizando mais de 8 mil pessoas presentes.

 

 

Santa Missa

 

Às 17h15 a imagem de São Pedro subiu ao altar, onde ficou posicionada juntamente com a imagem de Nossa Senhora do Amparo, co-padroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O “Caminho do Amparo”, peregrinação que será realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim, foi relembrado, mencionando o Jubileu de 250 anos da paróquia.

 

Durante a recordação de vida da Diocese, foram destacados fatos e momentos importantes, como a 13ª Assembleia Diocesana, realizada em novembro de 2018, assim como as conclusões provenientes dela. As pastorais diocesanas também foram enaltecidas, mostrando a importância de suas atuações juntamente à sociedade.

 

A Santa Missa foi presidida por Dom Luíz Mancilha Vilela, Arcebispo Emérito de Vitória, e concelebrada pelos bispos da Província Eclesiástica: Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (Bispo de Colatina), Dom Paulo Bosi Dal’Bó (Bispo de São Mateus), Dom Geraldo Lyrio Rocha (Arcebispo Emérito de Mariana – MG), assim como Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, nosso Administrador Diocesano, e demais presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Diáconos, ministros extraordinários, leigos consagrados e fiéis das mais variadas localidades do sul do estado, todos participaram desta grande festa em louvor a São Pedro. No altar, a Cruz Missionária Jovem estava erguida, onde foi abençoada por Dom Luiz. E como gesto concreto, representantes das 43 paróquias entregaram o envelope do mapeamento realizado nas então 1052 comunidades que formam a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Exemplo de Pedro

 

Dom Luiz Mancilha Vilela, que já foi Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, falou de forma calorosa e reflexiva durante sua homilia. O Arcebispo Emérito, alegre por novamente presidir a missa de São Pedro, falou sobre a importância do exemplo do santo padroeiro para os cristãos. “Pedro é estímulo para nós”.

 

“Pedro em sua caminhada teve um momento que ficou tocado com a maravilha da pesca. Ao ver a multiplicação de peixes, ele falou, ‘mestre, afastai-vos de mim porque sou um pecador’. Lógico que ele não queria que Jesus se afastasse dele, ninguém quer que Jesus se afaste de nós. Mas no momento de humildade, ao perceber a grandeza de Deus, ele não se sente digno de estar com Jesus. Eu pergunto a cada um de vocês meus irmãos: você, no seu encontro com Deus, se sente todo cheio de si ou você percebe quão grande é o Senhor e quão pequeno é você?”

 

Em sua fala, Dom Luiz também mencionou como o apóstolo é fundamental para se compreender a misericórdia e o perdão. Ao relembrar a indagação de São Pedro a Cristo, sobre o número de vezes que devemos perdoar, Dom Luiz ressaltou que neste momento Pedro entendeu que o amor de Deus é infinito e que o perdão não deve ter limites. “E você, é misericordioso com sua esposa, com seu esposo; com seu filho, com sua filha; com seus pais? A misericórdia, o perdão, eles estão dentro da sua casa? Pedro nos estimula na caminhada da Santidade.”

 

Também trazendo em sua fala situações de nossa sociedade como a violência e o armamento da população, Dom Luiz relembrou a passagem em que Cristo, enquanto orava ao Pai no Jardim das Oliveiras (Getsêmani), foi traído por Judas e preso pelos soldados romanos. Neste momento, Jesus deu mais um ensinamento a São Pedro.

 

“Então chegaram os inimigos para prender Jesus. O que Pedro fez? Foi tirando a espada e cortou a orelha de um. Jesus prontamente o interrompeu: ‘pera lá Pedro, se eu quisesse faria descer um exército de anjos’. Então Pedro aprendeu ali que não precisa daquilo, que violência gera violência. Que sirva também para nós cristãos, e saibamos, Jesus é a nossa arma”.

 

 

Encerramento

 

Ao fim da Santa Missa, Pe. Walter Luiz agradeceu a participação dos arcebispos e bispos, em especial a presença de Dom Luiz Mancilha Vilela, assim como a participação do corpo presbiteral da Diocese de Cachoeiro. De forma acolhedora, agradeceu também a presença de todos que ali estavam, assim como aqueles que tornaram possível esta linda homenagem ao padroeiro. “Deus abençoe largamente a cada irmão, cada irmã. A todos, uma bonita salva de palmas”.

 

Após o fim da Celebração Eucarística, a Banda Vida Reluz se apresentou no Pavilhão da Ilha da Luz. A banda católica cantou seus maiores sucessos junto aos fiéis e fãs, em uma grande corrente de louvor.

 

Encerrando a Festa de da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, foi realizado o sorteio da Ação Solidária em prol das vocações diocesanas. Cinco prêmios de R$10.00,00 (dez mil reais) foram sorteados e os ganhadores você pode conferir clicando aqui.

 

Clique aqui e veja as mais de 150 imagens oficiais da Festa de São Pedro 2019 

 

 

Fotos: André Fachetti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web