Home / Paróquias

26.06.2019

Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos

Paróquia de Irupi festeja São João Batista e Dedicação da Igreja e do novo altar

Na última segunda-feira, dia 24 de junho, a Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, de Irupi, celebrou a Solenidade da Natividade de São João Batista, patrono do município.

A paróquia também celebrou solenemente o rito da Dedicação da igreja paroquial e do seu novo altar, com a Santa Missa sendo presidida pelo Arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela.

A concelebração eucarística contou com a presença do Pároco da Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo, Pe. Juliano Ribeiro Almeida, e de diversos outros presbíteros e diáconos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em especial do Regional 5, bem como de centenas de paroquianos das 17 CEB's da Paróquia de Irupi.

Dedicação da Igreja

Conforme o Pontifical Romano, no momento da Dedicação se fez a aspersão e incensação das paredes da igreja, a unção, com o Santo Crisma, do novo altar e das quatro cruzes espalhadas pelas paredes do templo, além da deposição, sob o novo altar, das relíquias de três santos: o brasileiro Santo Antônio Galvão (+ 1822) e os mártires romanos dos primeiros séculos, São Próspero e Santa Aurélia.

A jovem Anastácia, representante da juventude católica de Irupi, falou a respeito da bela celebração realizada: "Foi a missa mais linda de que já participei em toda a minha vida".

O clima foi de admiração pelo rito e entusiasmo diante da homilia catequética de Dom Luiz, que convidou a assembleia litúrgica a valorizar ainda mais o altar daquela igreja. "Ao entrar aqui na igreja, faça uma reverência diante deste altar, pois ele representa o próprio Cristo que se oferece em sacrifício. Seja vítima com a Vítima!"

A festa da Dedicação da igreja e do novo altar foi sendo preparada há meses pelo povo de Irupi, que contou com uma série de catequeses realizadas pelo Pe. Juliano Ribeiro, ajudando a comunidade a descobrir a riqueza de cada símbolo e de cada costume. O dia foi marcado também pela celebração da Liturgia das Horas, do Comum da Dedicação de uma Igreja.

Segundo o Pároco, o Pontifical Romano estabelece que todo ano deve ser celebrada esta Dedicação, com ofício de solenidade. O Presbítero menciona que a igreja São João Batista já é utilizada há décadas pela comunidade local, primeiro como CEB pertencente à Paróquia de Iúna e, a partir de 2001, como sede da Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos. Porém, só agora ela foi solenemente dedicada a Deus, o que significa que o templo se torna ainda mais sagrado, porque consagrado e votado especialmente ao culto divino”, esclareceu Pe. Juliano.

Veja todas as imagens na página da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Facebook (clique aqui)

Fotos: André Fachetti

26/06/2019 - Maria das Graças Varoto

Ficou muito bom , um grande orgulho receber o Bispo e todos os padres presentes em nossa festa de nosso Padroeiro.