28 2101-7603

Home / Destaque

10.06.2019

Batizados e Enviados

Formação do Ano Missionário Jovem aconteceu nesse domingo

 

 

Nesse domingo (09), na Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro, foi realizada a Formação do Ano Missionário Jovem, que será celebrado na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

O Ano Missionário Jovem terá início no mês de outubro de 2019, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo”, sendo finalizado em outubro de 2020. Mas a Diocese de Cachoeiro vivencia desde já este momento, através das formações, repasses e do Festival de Música para a escolha do hino missionário.

 

A Formação realizada domingo foi conduzida pela Equipe Diocesana para a Missão e Juventude, composta pelos coordenadores diocesanos de Conselho Missionário, Pe. Cristian Vieira Batista, Diác. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz e Diác. Fernando Acácio de Oliveira, e pelo coordenador do Setor Diocesano de Juventude, Pe. Josimar de Azevedo Pirovani.

 

Estiveram presentes representantes das várias localidades da Diocese, que irão agora, em suas respectivas paróquias e regionais, partilhar todo o conteúdo explanado no encontro. Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador de Pastoral e coordenador da Equipe de Formação, também participou, esclarecendo vários aspectos pertinentes.

 

Em certo momento, Pe. Andherson falou como a Diocese de Cachoeiro ouviu os apelos do Papa Francisco e assim, mais do que apenas um mês, estarão dedicando um ano inteiro às missões, aliado ao tema da juventude.

 

“Para nossa Diocese esse mês missionário extraordinário tem um caráter muito especial. Ele une a missão com a juventude, que são duas urgências muito importantes e que a partir de outubro vão percorrer às nossas reflexões e o nosso empenho”, menciona Padre Andherson.

 

Mas Padre Andherson alerta: o ano missionário jovem não é apenas para os jovens e sim uma forma de acolher e abraçar a juventude diocesana. “Um dos motivos é deixar que a juventude nos provoque, nos estimule, para assim dialogarmos melhor com ela. Mas o Ano Missionário Jovem não significa que os jovens vão realizar missões e o restante vai ficar parado, de braços cruzados. É uma participação coletiva”.  

 

 

Cruz Missionária

 

Durante a formação, a Cruz Missionária foi apresentada de forma oficial. Esta é uma réplica feita especialmente para o Ano Missionário Jovem e irá peregrinar por toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde visitará as 43 paróquias. A Cruz estará presente na Festa da Diocese de Cachoeiro em louvor a São Pedro, onde será abençoada.

 

O Diácono Antônio Valdeir demonstrou aos presentes como a cruz deverá ser montada e desmontada, processo que viabilizará o seu deslocamento pois a cruz possui aproximadamente 3 metros de altura. Ele ainda explicou um pouco sobre ela e seu significado.

 

“Essa cruz foi o Papa Francisco que abençoou em 2015, na Bolívia, simbolizando a evangelização e missão de todos os povos. Essa parte longa, o tronco dela, simboliza o movimento da missão, a encarnação, o nascimento de Jesus Cristo e depois a sua ressurreição. O filho de Deus que encarna, nasce e ressuscita".

 

“Estas flores significam que dentro da morte e ressurreição de Jesus Cristo nasce a vida nova. Simbolizam a vida nova que surge dentro de situações de martírio, de sofrimento, de momentos de entrega. Há estes três cravos, que são símbolos do martírio de Cristo, juntamente com as três letras, IHS, sendo da frase em latim 'Iesus Hominum Salvator', que significa Jesus Salvador dos Homens.”

 

Após ser abençoada na Festa de São Pedro, a Cruz Missionária seguirá para os dois Seminários da Diocese, o Seminário Maior “São João Maria Vianney” (Cariacica) e o Seminário Bom Pastor (Cachoeiro). A primeira Paróquia da Diocese a receber a Cruz Missionária será a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim.

 

 

Fotos: Equipe Diocesana para a Missão e Juventude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web