Home / Regional Leste 2

06.06.2019

CONSER

Pe. Walter Luiz Altoé e Pe. Andherson Franklin participam da Assembleia do Regional Leste 2

Está acontecendo, entre os dias 03 a 06 de junho, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia Anual do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, o CONSER.

A programação nestes quatro dias de assembleia incluem momentos de reflexão, missas, visita a cidade de Brumadinho, vítima da tragédia ambiental após rompimento de uma barragem de rejeitos, ente outros ações que serão praticadas pelos participantes.

Nessa quarta-feira foi eleita a nova presidência do Regional Leste 2, para o próximo quadriênio (2019-2023). Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) foi eleito o novo presidente. Dom Paulo Bosi Dal'Bó, Bispo da Diocese de São Mateus (ES) foi eleito como vice-presidente e Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o novo secretário.

Cinco presidentes das Comissões Pastorais também foram eleitos, sendo eles:

Dom Vicente de Paula Ferreira para a Ação Missionária – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG);

Dom Aloisio Jorge Pena Vitral para a Ação Social Transformadora - Bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG);

Dom Marco Aurélio Gubiotti para a Bíblico-Catequética - Bispo da Diocese de Itabira-Fabriciano (MG);

Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro reeleito para Bens Culturais da Igreja – Bispo da Diocese de Oliveira (MG);

Dom Gil Antônio Moreira reeleito para Comunicação Social e Cultura – Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.

Participação da Diocese de Cachoeiro

Padre Walter Luiz Milaneze Altoé, Administrador Diocesano da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, está em Belo Horizonte, participando da Assembleia. Junto a ele, também representando nossa Diocese, está Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador de Pastoral.

“O CONSER é a reunião anual dos Bispos das 32 Dioceses do Regional Leste 2. Como nossa Diocese está vacante, participo como membro por ser Administrador Diocesano. Também nestes dias, no mesmo local, está acontecendo o Encontro Regional Anual dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, cujo coordenador regional é Pe. Andherson Franklin”, explicou Pe. Walter Luiz.

O Administrador Diocesano da Diocese de Cachoeiro menciona a importância da participação dele e de Pe. Andherson nestes dois encontros tão relevantes para a nossa região e ressalta ainda o sentimento de união presente entre as diferentes dioceses e seus representantes.

“O tema de estudo nestes dias é 'E Deus viu que era muito bom' - Construindo uma ecologia integral. Os dois eventos, além daquilo que é próprio, também têm momentos em comum, onde os momentos estão sendo muito bem assessorados. Além disso, transparece nestes encontros o clima de fraternidade e partilha que são marcas de nossa fé e de nossa vida eclesial. Rezemos e empenhemos para que frutifiquem em nossa realidade as sementes colhidas nestes dias.”

Fotos: Regional Leste 2