28 2101-7603

Home / Destaque

16.05.2019

Formação de Presbíteros do Espírito Santo

Padres da Diocese de Cachoeiro participaram da formação realizada em Domingos Martins

 

Foi encerrada na manhã desta-quinta feira (16) a Formação Anual de Presbíteros do Espírito Santo.

 

Iniciada na segunda-feira, 13 de maio, sacerdotes das quatro dioceses do estado (Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e da Arquidiocese de Vitória) se reuniram na cidade de Domingos Martins para uma semana de reflexão, estudos e aprofundamento.

 

Com o tema “Ceb’s para uma Igreja em saída – dimensão sócio-política, missionária e animação das comunidades”, a formação capixaba contou com 138 participantes, sendo 5 bispos, 130 padres e 3 diáconos transitórios.

 

“Nossa formação permanente este ano teve como temas principais ver a nossa realidade através de uma análise da conjuntura sócio-político-econômica do momento atual do qual estamos inseridos. Depois também o ver da conjuntura eclesial que vivenciamos como Igreja no mundo, no Brasil e aqui em nosso estado. Nós também refletimos e aprofundamos a partir do tema da ‘Igreja em saída’, concluindo com os passos do agir pastoral a partir de todas estas reflexões que fizemos”, revelou Padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, administrador diocesano e um dos participantes.

 

 

Igrejas alinhadas na expansão do Reino de Deus

 

Padre Walter Luiz falou um pouco sobre o tema da “Igreja em saída”, sendo este um apelo muito forte do Santo Padre.

 

“O Papa Francisco tem nos chamado a ser esta Igreja em saída. Ele reflete muito que nós não podemos, enquanto Igreja, ficar autorreferenciado, ou seja a Igreja não pode ter a referência em si mesma, no sentido de estar sempre voltada para si, para dentro, fechada. Ao contrário, tem que ser uma Igreja aberta. Aberta à evangelização, aberta à missão, aberta à transformação dos ambientes pela força do evangelho para fazer gerar, crescer e expandir o reinado de Deus no mundo”.

 

Quanto a importância, o administrador da nossa Diocese de Cachoeiro ressaltou três pontos específicos. A união entre os presbíteros das diferentes dioceses, o alinhamento pastoral entre estes mesmos presbíteros e poder oferecer aos padres um momento de aprendizado e renovação:

 

“A importância desta formação para os presbíteros do nosso estado do Espírito Santo é o fato de nos encontramos, dos padres das quatro dioceses estarem reunidos aqui. Este encontro que realizamos todo ano nos possibilita estarmos sempre entrosados e confraternizados. Outro motivo importante é o alinhamento das nossas quatro dioceses na caminhada eclesial. Assim, vamos criando uma unidade cada vez mais profunda na caminhada de nossas dioceses, cada uma com sua característica própria, o seu jeito próprio de ser Igreja particular, mas ao mesmo tempo garantindo esta linha comum de vivencia da evangelização. Terceiro motivo e importância é também podermos estar em formação. Nós, como padres capixabas, nos unimos para nos formar sobre temas específicos e estarmos sempre assim atualizados com a nossa caminhada de Igreja”, conclui Pe. Walter Luiz Altoé.

 

 

Fotos: Pe. Enildo Souza e Pe. Carlos Henrique Dias

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web