Home / Pastorais

03.05.2019

Pastoral Familiar

Diocese recebeu formação do INAPAF nos dias 27 e 28 de abril

Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril de 2019, nas dependências da Casa Diaconal (Cachoeiro) a formação do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar, o INAPAF.

Em fevereiro, durante reunião da Pastoral Familiar Diocesana com os coordenadores paroquiais, foi anunciado a chegada desta formação. Mas o que é o INAPAF? “Com sede em Brasília – DF, é uma escola criada para promover a formação de agentes para a Pastoral Familiar e também para outras pastorais, movimentos, serviços eclesiais e demais campos de evangelização. A escola promove também a vivência de valores humanos e cristãos, partilhados em família e em sociedade”, explicou Rozângela Leida Secchim Ribeiro, assessora eclesiástica da Pastoral Familiar da Diocese de Cachoeiro.

O INAPAF já atendeu a milhares de agentes em todo o Brasil, e a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim era a única diocese do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) que ainda não havia tido a formação de nenhuma das três fases que compõe a formação.

“Em defesa de nossas famílias”

Para dar início à formação nos dias 27 e 28, a Pastoral Familiar contou com a colaboração e participação do casal Binho e Sônia, de Divinópolis (MG). Eles são o casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 e também fazem parte do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE) do Regional.

“Foi com muita alegria e gratidão que recebemos 102 agentes da Pastoral Familiar das diversas paróquias de nossa diocese, que receberam a formação da Primeira Fase do INAPAF com o estudo e formação dos 4 primeiros módulos, onde falamos da: Dignidade Humana; estabelecer proximidade; requisitos para Comunhão; União conjugal e Sacramento do Matrimônio”, revelou Rozângela.

A assessora eclesiástica comentou também sobre a participação do Padre Antônio José de Nazareth, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. “Nossa alegria foi ainda maior com a participação do nosso querido Padre Antônio José Nazareth Pároco da Paróquia de Conceição do Castelo, que participou integralmente conosco, nos trazendo a certeza de que vale muito a pena nos formar e informar para que possamos a cada dia, mais e mais, lutar em defesa de nossas famílias”.

A próxima etapa acontecerá nos dias 1º e 02 de junho, onde os participantes estarão reunidos novamente para estudo e formação dos 4 módulos restante e assim finalizarem a primeira fase da formação.

Fotos: Pastoral Familiar da Diocese de Cachoeiro